A impessoalidade do verbo haver mantém-se com o verbo ter que deve, assim, ser sempre escrito também na 3. ª pessoa do singular. Dessa forma, nas duas expressões deverão ser escritos sempre há ou tem. Estão erradas expressões como não têm de quê ou não tens de quê.
No Brasil é muito comum usar “tem” no sentido de existir (em vez de ser no sentido de posse), embora na escola se ensine que nessa situação deve-se usar “há”.
Usamos não há quando o advém do verbo haver e implica “não existir”. Não há pão nesta casa. Com este temporal não há vontade para tal. Usamos não à quando implica um sentido ou ação oposta ou contrária.
O sentido de "não há de quê" é igual ao de "não há por que (agradecer)", ou "não há motivo (para agradecer)" (ver também Dicionário Aulete).
O “a” é uma preposição, enquanto o “ah” é uma forma impessoal de conjugar o verbo haver, e o “há” é uma interjeição de tempo. e. O “a” se refere à preposição e ao artigo definido masculino, enquanto o “ah” é uma interjeição e “há” é conjugação em primeira pessoa do verbo haver.
24 curiosidades que você vai gostar
-Obrigado/Obrigada! - Obrigado eu/Obrigada eu! - Obrigados nós/Obrigadas nós! Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.
A palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Precisa falar ___ cerca de três mil operários. II. ... Precisa falar acerca de … - “Acerca” é uma palavra, que é classificada como advérbio.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Uso de QUÊ acentuado
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.
A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
Isso está correto, mas vale acrescentar que o "por que" (separado) vale também para "perguntas indiretas" (orações subordinadas substantivas), como "Não sei por que ele veio". Não é só quando há um ponto de interrogação que se deve usar o "por que" (separado)!
Gostaria que você soubesse que recebi sua mensagem de parabéns e realmente a valorizei. Muito obrigado por fazer do meu aniversário ainda mais abençoado! Quero agradecer a presença de todos no meu aniversário, mas acima de tudo, as palavras amáveis que me dirigiram. Obrigado!
Segundo a gramática tradicional e a norma culta… O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.
A principal palavra de agradecimento da língua portuguesa é obrigado, mas também existem outras palavras usadas para agradecer, como valeu, grato e agradecido.
...
Agradecer com a palavra obrigadoObrigado!Obrigada!Muito obrigado!Muitíssimo obrigada!Obrigado por tudo.Obrigado de montão.Obrigada de coração!
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus?
Como saber de onde vem a ligação?
Para que serviam as pirâmides do egito?
Como receber o auxílio doença depois de aprovado?
O que é extrativismo mineral exemplos?
Quando uma verruga pode ser câncer?
O que é pronome relativo exemplos?
Como abrir símbolos no teclado?
Onde se encontra a argila na natureza?
Pode tomar tereré em qualquer copo?
O que se pode fazer com capsulas de cafe?
Quais são as cinco provas da existência de Deus segundo Tomás de Aquino?
Como a matemática pode contribuir para o cotidiano das empresas?
Como fazer pré-projeto de artigo científico?
O que é processo de estabilidade?