Será: verbo ser Será é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do futuro de presente do indicativo.
As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.
Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.
Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.
44 curiosidades que você vai gostar
Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.
A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.
A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.
Significado de Irá
substantivo deverbal Ação futura de ir, se movimentar de um lugar para outro: ele irá à festa de casamento no próximo mês. Etimologia (origem da palavra irá). Forma regressiva de ir.
9 sinônimos de será que para 1 sentido da expressão será que: Por acaso: 1 porventura, acaso, possivelmente, quiçá, talvez, por acaso, por casualidade, por coincidência, por hipótese.
“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.
Temos de o proteger da ira do imperador. Ele ira toda a gente sempre que fala. Irá, com acento agudo na vogal “a”, e a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo ir.
Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.
O problema maior ocorre quando o verbo ir acompanha o próprio verbo ir ou o verbo vir. É a história do “eu vou ir” e do ridículo “eu vou vir”. A forma eu vou ir parece redundante.
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar. Vou praí daqui a pouco.
Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples. O mesmo ocorre com “devia” e “deveria”.
Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.
O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal. Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos.
“Estarão” é uma forma do verbo “estar”, conjugada no futuro do presente. Como acontece com todos os verbos no futuro, a terceira pessoa do plural é escrita com “ão”: eles estarão.
Como ocorre o processo de especiação *?
Como se dá o processo de eutrofização?
Como ocorre o ciclo da esquistossomose e teníase explique?
Como ocorre o processo de evaporação da água?
Quando iniciar a introdução alimentar do bebê?
Qual é a pronúncia correta da palavra subsídio?
Como se pronuncia o nome de Sigmund Freud?
Que palavras usar em uma justificativa?
Como se lê potenciação de números naturais?