Regra básica: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Chegaram indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eles chegaram.
A forma correta é dados. Dado é o particípio do verbo dar e, no início de expressões adverbiais, concorda em género e número com o nome que lhe segue.
39 curiosidades que você vai gostar
Tomemos a oração “Foi dado ciência ao delegado de plantão". Coloquemo-la na ordem direta: “Ciência foi dado ao delegado de plantão”. Não está certo, não é? O correto, pois, é "Ciência foi dada ao delegado de plantão" ou, na ordem anterior, "Foi dada ciência ao delegado de plantão".
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
...
ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo:Eles foram;Elas foram;Vocês foram.
Atingir, alcançar, durar até. 4. Ir, prolongar-se, ir ter, ir dar. 5.
No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.
Significado de Chegaram
substantivo deverbal Ação de chegar, de alcançar um objetivo, um caminho; ato de atingir o fim de uma trajetória: finalmente meus filhos chegaram em casa; chegaram hoje de viagem; as compras chegaram!
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.
Significado de Concedido
adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
Devem ser é uma locução verbal, ou seja, ocorre a junção de um verbo auxiliar a um verbo principal para a transmissão de uma única ação verbal. ... deverão ser; devessem ser; …
Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3. ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Deveram está no pretérito perfeito do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e deverão está no futuro do presente do indicativo.
Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". ... "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.
“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:“onde" pode ser substituído por “em que”“aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.
Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.
Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.
Alcançou um determinado ponto: 2 alcançou, atingiu, tocou, acertou, completou.
O contrário de chegar é: 1. partir, sair, sumir, ir, retirar-se, zarpar, fugir, ausentar-se, desaparecer, abalar, deixar, abandonar, encaminhar-se, conduzir-se, dirigir-se, viajar, seguir. 2.
Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!
Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.
Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.
Foram está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. ... Foram está também conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Quais eram os objetivos dos países colonizadores?
Qual é o melhor salmo de proteção?
Quais as três etapas que podem ser divididas O ciclo carbono?
Quais os tipos de resposta O réu pode oferecer ao ser citado?
Qual mercado financeiro fica aberto 24 horas?
Pode entrar com remédios em Dubai?
Pode passar Hipoglós na micropigmentação?
São exemplos de transformações químicas?
Quanto tempo depois de ingerir álcool pode tomar Rivotril?
Qual é o país mais desconhecido do mundo?
O que fazer no primeiro parágrafo da redação?
O que é um orientador de carreira?
Como fazer o tratamento da água poluída?
Qual ia ser o nome da filha da Boca Rosa?