De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, comer fora de hora não faz nada bem à saúde. Além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, a confusão do relógio biológico altera o metabolismo, prejudica a absorção de nutrientes e pode causar até obesidade.
Evita desordens no organismo
Isso porque quando uma pessoa fica muitas horas sem comer, acaba chegando a um quadro de hipoglicemia, ou de hiperglicemia, quando come de forma exagerada em apenas uma refeição, sendo que ambos os casos podem ser evitados com uma alimentação saudável, realizada nas horas certas.
De acordo com o estudo, o momento ideal para consumir alimentos é no período entre 7 e 8 horas, não sendo recomendável adiá-lo mais do que isso. Pular essa refeição, aliás, pode dificultar a perda de peso, causando efeito rebote nas demais refeições do dia.
Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
Nosso corpo é controlado por hormônios que ajudam na alimentação. Portanto, comer em um horário fixo ajuda o corpo a criar o hábito de digerir a comida em um horário determinado, sendo que ele seja muito mais eficiente nisso. Assim, é acumulado menos gordura e menos açúcar.
19 curiosidades que você vai gostar
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.
O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.
Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em «estado de alerta», no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.
“O recomendado é realizar de cinco a seis refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Porém, a maioria dos nutricionistas ainda concordam que o ideal é comer de três em três horas, o que resulta algo em torno de cinco e seis refeições por dia.
A conclusão foi que os que dormiam mais tarde da noite consumiam uma quantidade maior de gordura, proteína e carboidratos durante a noite (depois das 20h), o que foi associado ao maior IMC.
Almoçar depois das 15 horas não é recomendado porque o processo digestivo é menos eficiente e você pode ficar cansado. Repita o lanche da manhã, mas substituindo frutas com iogurte ou vice-versa. Você não deve jantar depois das 22 horas, para garantir uma boa noite de sono e não ir dormir com estômago pesado.
Há um consenso entre a comunidade científica em que as pessoas devem fazer a última refeição três horas antes de deitar. Ou seja, se você for para a cama às 23h não coma após as 20h.
15 alimentos que vão ajudar você a dormir melhorMel. Adicione um fiozinho de mel ao seu leite ou chá algumas horas antes de se deitar. ... Grãos integrais. Se você está se sentindo um pouco inquieta antes de deitar, coma um pedaço de pão ou torrada integral. ... Banana. ... Feijão. ... Laticínios. ... Nozes. ... Aveia. ... Aves.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sonoRespeitar o horário de ir dormir. ... Desligar a TV e outros aparelhos. ... Ler antes de dormir. ... Criar um ambiente escuro. ... Cochilar depois do almoço. ... Praticar exercício regularmente. ... Evitar tomar café 6h antes de dormir. ... Tomar um chá antes de dormir.
Opções de lanches para comer antes de dormirOpção 1: 1 copo de leite adoçado com 1 colher (chá) de mel.Opção 2: 1 unidade de iogurte desnatado com 1 colher (sobremesa) de aveia.Opção 3: 1 banana média com 30 gramas de nozes.Opção 4: ovo cozido ou omelete de vegetais.Opção 5: panquecas de claras com chia.
Além da má digestão, há piora na qualidade do sono. Vale dizer, ainda, que ao dormir com o estômago cheio são liberados hormônios que também impactam na forma como as gorduras são processadas e absorvidas pelo organismo. Assim, há maior chance de você ganhar peso.
Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. No entanto, fazer uma leve refeição antes de ir para a cama é até recomendado: uma pequena ceia pode ajudar o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono.
Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente.
O consenso entre a grande maioria dos médicos e nutricionistas de que comer mais porções com menos quantidade de comida ao longo do dia ( o famoso ´comer de duas em duas horas´ ou ´comer de três em três horas´) é a melhor opção para uma dieta saudável é algo bem distorcido. ... Comer bem quando existe a oportunidade.
"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.
Não, carboidrato à noite não engorda
O que faz alguém engordar, de fato, é o excesso de calorias consumidas durante o dia inteiro. Café da manhã, lanches, almoço e jantar entram na conta. ... “Vamos imaginar uma pessoa cujo organismo demanda 2500 calorias por dia, mas ingere 3500.
Conclusão: por algum motivo, comer à noite engorda mais – mesmo que você ingira os mesmos alimentos que comeria durante o dia. Ninguém sabe exatamente por que, mas os cientistas suspeitam que a absorção da energia contida nos alimentos seja influenciada pelo ritmo circadiano – o relógio biológico do corpo.
Quais são os melhores legumes para saúde?
Qual o valor de um advogado criminalista?
Quais são os órgãos mais importantes do corpo humano?
Como fazer um print screen da tela?
Como saber se sou uma pessoa desinteressante?
Como ser desbloqueado de seguir no Instagram?
Como lavar o cabelo depois da progressiva?
Quanto tempo dura uma embolização cerebral?
Como livro por livro na bibliografia?
O que é o codificador na comunicação?
O que fazer para ganhar dinheiro em 2021?
Qual é o menor número positivo?
Quantas em quantas horas tomar diclofenaco?