O mais importante é não consumir o ovo cru ou mal cozido, pois ele pode conter salmonela, bactéria responsável por sintomas como febre, diarreia e vômitos.
O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Resumidamente, o ovo oferece proteínas, vitamina A, B2, B5, B12 e E. Além disso, conta com minerais e antioxidantes que auxiliam o sistema imunológico, o cérebro, os olhos e até a pele. Por via de regra, o organismo humano é incapaz de absorver todas essas substâncias quando o ovo está cru, especialmente a proteína.
De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.
O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.
41 curiosidades que você vai gostar
A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.
O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Ovo Cru. Tem gente que substitui a proteína pós-treino por ovo cru para garantir a construção da fibra muscular. “Quando você coze a clara, uma proteína chamada avidina é inativada e você não aproveita a vitamina no desenvolvimento do músculo”, aponta Betina.
- Em estudos feitos com indivíduos saudáveis, o consumo de um a três ovos por dia foi associado a um aumento dos níveis de HLD colesterol (colesterol benéfico) e com a redução dos níveis de LDL colesterol (o ruim/prejudicial à saúde).
Quais as vulnerabilidades sociais?
O que a fluoxetina faz no organismo e psicológico da pessoa?
Qual foi a causa da Guerra de Secessão?
O que melhor define sinteticamente a inteligência emocional é?
Qual a altura do concreto para laje H12?
Como limpar armários de cozinha com vinagre?
Por que a viscosidade dos gases aumenta com a temperatura?
Como aposentar uma pessoa com retardo mental?
Quando sai o local da prova do Ibama?
Como incentivar a escrita infantil?
Qual o verdadeiro nome de Merlin?