A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular. Da mesma forma dizemos: Você não a vê faz três anos.
Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
O verbo "fazer" na terceira pessoal do plural é usado em casos que a oração possui um sujeito explícito. Cinco anos fazem muita diferença na vida de um jovem. Eles fazem 23 anos no ano que vem.
O verbo "fazer" não se altera quando ele estiver indicando tempo decorrido (ou seja: o verbo é impessoal). Portanto, devemos dizer "faz dois meses", "faz dias", "faz cinco anos", etc.
38 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Significado de Fazem
Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.
1- "Já FAZ duas horas ou já FAZEM duas horas que jantei"? O correto é => Já FAZ duas horas que jantei. O verbo FAZER com sentido de tempo passado, não tem sujeito, é impessoal. Como tal, será usado SEMPRE NO SINGULAR.
O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.
“Faz” / “Fazem”
Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
A construção correta é há dez anos.
O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.
A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Significado de Faziam
Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Se são três elementos, o verbo vai para o plural: fazem toda a diferença. Se a preposição usada fosse “ou” significaria que qualquer um dos três, sozinho, faria a diferença. Então: um bom dia, um sorriso ou um muito obrigado faz toda a diferença. Espero ter esclarecido.
Como descobrir o formato de um arquivo sem extensão?
Como converter notas do Evernote em PDF?
Como transformar uma fração em uma fração centesimal?
Como dividir os valores de uma sociedade?
Como transformar uma fração mista em Propriá?
Qual a competência jurisdicional na ação civil ex delicto?
Como curvar uma linha reta no Illustrator?
Como transformar mesa analógica em digital?
Como instalar o Catalina no Mac antigo?
Como ativar as fontes desconhecidas no Moto G?
Como configurar controle universal vc 82890?
Como medir alta voltagem com multímetro?
Como habilitar o corretor no Word?