A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
37 curiosidades que você vai gostar
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Significado de Fazem
Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.
A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular.
Como sair do vermelho para o ruivo?
Quem tem direito ao descanso semanal remunerado?
Quais os locais de produção e ações do IGF?
Para que serve o eixo de transmissão?
Como recuperar o eixo hormonal?
Como funciona o cérebro de um deficiente intelectual?
Como contar os eixos de um caminhão?
Qual parte do cérebro é responsável pela ansiedade?
Como funciona o dízimo da Igreja?
O que é bom para descansar o corpo?
Qual o motivo da prática da natação ser considerada uma terapia ou aliviar o estresse *?
Como relaxar o cabelo com Maizena?