Estou indo ao banco ou no banco?

Pergunta de Inês Barbosa Nogueira em 01-06-2022
(26 votos)

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Estou indo ao ou no?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.


Como usar a o?

O, a, os, as funcionarão como sujeito acusativo quando houver um dos seguintes verbos acompanhado de outro verbo no gerúndio ou no infinitivo: fazer, mandar, ver, deixar, sentir ou ouvir. Quando isso ocorrer, não se pode usar ele, ela, eles, elas, seja com ou sem a preposição a, entre os verbos.

Como usar ao e no?

Por exemplo, quando estamos apertados e dizemos que vamos “no banheiro”, cometemos um erro de gramatica. Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria.

Qual o correto vou ao mercado ou vou no mercado?

Segundo as gramáticas normativas, o correcto é "Vou ao mercado". Pois se "vai a algum lugar", e não "em". Não se esqueça! Com os verbos "ir, chegar, levar, voltar, use "a" e não "em".

22. Vou ao Banco ou Vou no Banco?


41 curiosidades que você vai gostar

Vai ao mercado ou no mercado?

Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Quem atende atende a ou ao?

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Estou em ou no?

Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se deve usar a crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Estou indo praí ou para aí?

Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar.

Estou ao telefone ou no telefone?

Alguém que esteja conversando com uma pessoa via telefone está AO TELEFONE, não NO TELEFONE. As expressões corretas são “falar ao telefone” ou “estar ao telefone”. Ora, não conseguimos entrar no aparelho de telefone. Portanto, não podemos estar NO TELEFONE, apenas junto a ele.

Vai ao cinema ou para o cinema?

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

Por que exemplos?

“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quando usar no e ao?

Quando a preposição acontece acompanhada de outras palavras, pode haver a união entre elas, desde que não haja a perda fonética. Veja alguns exemplos: Ao (preposição A + artigo O); Aonde (preposição A + advérbio onde);

É correto falar no Recife?

As duas formas estão corretas. Sempre que quisermos referir o município brasileiro situado na região Nordeste, capital do estado de Pernambuco, podemos usar ou omitir o artigo definido o. Assim, é correto dizer: o Recife, no Recife, do Recife e Recife, em Recife, de Recife.

Porque em África e não na África?

Em África ou na África? No caso de referência a continente, na linguagem formal ou não, nós utilizamos o artigo definido com preposição “em + a”, por isso, dizemos e escrevemos, em todas as classes sociais brasileiras: “na África”, “na Ásia”, “na Europa”.

Qual é a regência do verbo atender?

Bom, para sermos diretos, já vamos esclarecer: a regência do verbo atender é, na maioria dos casos, facultativa. Ou seja, poderá ele ser empregado como verbo transitivo direto, sem a presença de uma preposição, ou como verbo transitivo indireto, sendo empregada a preposição “a”.

Qual a transitividade do verbo atender?

A regência do verbo atender é maioritariamente facultativa. Esse verbo atua como transitivo direto, sem a presença de uma preposição, e como transitivo indireto, com a presença da preposição a.

Qual a regência do verbo visar?

O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,... Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

Vai ao OU VAI NO?

É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto.

Quem comparece comparece em ou a?

A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.

Vai à missa ou vai à missa?

Seu professor de Português ouviu a conversa e lembrou-lhe de que ninguém "vai na missa" mesmo, e sim "vai ou não vai à missa". Ou seja: vamos "a" algum lugar/evento e não "em" algum lugar.



Outras questões

O que pode ser considerado impactos ambientais regionais?

Que posição o Brasil ocupava em?

Como treinar bike na academia?

Qual a diferença entre o IPv4 e IPv6?

O que se comemora no Dia 22 de setembro?

Qual Faculdade fazer para ser quiropraxia?

Quem são os irmãos de Rodrigo Hilbert?

Qual o melhor remédio caseiro para reumatismo?

Qual o lugar mais barato para viajar?

Quando aplicamos uma força resultante?

O que é a sujeira dentro do umbigo?

Qual ferramenta usar para criar um E-book?

Quantos dias tenho que trabalhar no aviso prévio?

Como se escreve Vozeirao?

Como Deionizar a água?

Como rimar palavras?

Que tipo de método é utilizado nas ciências experimentais?

Quanto tempo a receita leva para analisar os documentos?

Qual é o salário de um examinador de trânsito?

Por que Gojo é tão forte?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com