Segundo o positivismo, é na apresentação de fatos devidamente provados e registrados. Para a Ciência precisa-se ter a observação do fenômeno, o experimento e a confirmação do experimento, que se da com a repetição do mesmo por outros cientistas.
É, portanto, uma aproximação de um processo acadêmico de construção do conhecimento, calcado em bases sólidas desenvolvidas ao longo de séculos de pesquisa, testes, elaboração de hipóteses e busca de comprovações e soluções.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
O pensamento científico é a capacidade das pessoas para formular idéias e representações mentais de forma racional e objetiva. Esse tipo de pensamento se distingue dos pensamentos cotidianos, metafísicos e mágicos.
O método científico é composto dos seguintes elementos:
O pensamento científico é a capacidade das pessoas para formular idéias e representações mentais de forma racional e objetiva. Esse tipo de pensamento se distingue dos pensamentos cotidianos, metafísicos e mágicos.
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.
O estudo da evolução do pensamento cientifico e da história da ciência nos remete as grandes conquistas humanas na elaboração de novas tecnologias, na produção de novas substâncias e na estruturação dos conhecimento sobre as capacidades dos seres vivos.
Foi um método proposto por Galileu Galilei, por meio do desenvolvimento de hipoteses e teorias a partir da OBSERVAÇÃO de um determinado fenômeno.
Já o processo de pensamento é a ativação ou a inibição desses complexos representacionais. O que ocorre através da energia fluente no sistema nervoso. Entendendo esses dois fenômenos, pode-se compreender melhor como funciona o pensamento. E o processo de pensamento, conforme visto, funciona por meio do processo primário e secundário.
O pensamento crítico funciona a partir de um processo racional e consciente, formado por um conjunto de habilidades cognitivas e relativas à atitude. Ou seja, pensar de forma crítica implica em uma combinação entre o conhecimento adquirido e ações embasadas na reflexão.
Descartes - Discurso do Método. O filósofo francês René Descartes (1596–1650) aponta que o método é o caminho para garantir o sucesso em uma tentativa de conhecimento para a elaboração de uma teoria científica. Descartes descreve quatro regras para que seja alcançado o método científico. São elas:
E não podemos esquecer que, quando falamos em "ciência", não estamos falando apenas das ciências exatas ou biológicas— as ciências humanas também existem e tratam do comportamento do ser humano na sociedade.
O que é Atermação Juizado Especial?
Como ter acesso ao Guardião Seplag?
Qual é o conceito de lugar na Geografia?
Como se inscrever no programa Tempo de aprender?
Como podemos definir uma pessoa né?
Porque o plano de ação é importante?
Como fazer o cadastro no PJe TRT9?
Como criar uma conta no plurall?
Como podemos definir mão de obra indireta passei direto?
Como tirar mancha de água fervida da panela?