Essa locução pode vir seguida de um objeto indireto (pessoa) ou de um sujeito (coisa). No primeiro caso, ela tem o sentido de "ainda que (tal coisa) pese, custe, doa, incomode (a alguém)", é invariável e deve estar acompanhada de preposição.
Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.
8 sinônimos de em que pese para 1 sentido da expressão em que pese: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.
A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, é uma locução prepositiva concessiva invariável. Portanto, o verbo pesar deve ficar sempre no singular. Usada para se referir a pessoas, indica que algo é custoso, desagrada, causa pesar, dor, incômodo a alguém.
A locução “em que pese” é classificada, conforme as diferentes classes de palavras, como uma conjunção concessiva. Por isso, seu sentido equivale àquele das formas “ainda que”, “apesar de”, “não obstante a”, “embora”, “conquanto” etc.
1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.
Qual o nome do terceiro livro da Bíblia?
Como é feito o teste de aptidão física?
Quais os três princípios destacados pela ISO 9001?
Quanto tempo o Duda cair no sistema?
Qual é o Pokémon mais forte do jogo?
Quais nomes não devemos chamar nossos filhos?
Qual o nome da técnica de separação de misturas?
Quais os feriados de 2022 no Rio de Janeiro?
Quais são os cantores de MPB da atualidade?
Qual é a diferença entre maestro e regente?
Quantos pontos tem que fazer no Enem para entrar na USP?