Doenças como a zika, a dengue e chikungunya contabilizaram um aumento de 248% do número de casos no ano de 2019, e são exemplos de enfermidades que chegaram aos ambientes urbanos pelo avanço do desmatamento em áreas florestais. “A destruição da natureza coloca em risco a nossa própria existência.
A destruição de ambientes naturais favorece a disseminação de doenças naturais de outros primatas e animais silvestres, e o desmatamento faz que com as espécies selvagens percam seu habitat e passem a viver próximas às pessoas, trazendo vírus que podem acabar causando pandemias.
A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção. ... A remoção da vegetação impacta diretamente no aumento da erosão e da desertificação, por exemplo.
O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população. Isso ocorre porque, ao desmatar, estamos destruindo o habitat de várias espécies, que passam a procurar abrigo e comida nas áreas habitadas pelo homem. Entre esses animais, podem ser encontrados vetores de doenças, como certos mosquitos.
Desse modo, o desmatamento causa um conjunto de impactos ambientais que geram uma grande mudança no ecossistema local, alterando drasticamente as características geográficas e biológicas da área desmatada. ... Além disso, o desmatamento acelera a ocorrência de processos naturais que são intensificados pela ação humana.
O desmatamento causa perda na biodiversidade, ou seja as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam. As populações de plantas, animais e microrganismos ficam debilitadas e eventualmente algumas podem se extinguir.
Como zerar o desmatamento na Amazônia
Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.
Na outra ponta da lista, o estado com menos alertas de desmatamento entre aqueles que compõem a Amazônia Legal é o Amapá, com 17 avisos de queimada registrados pelo DETER entre janeiro e agosto. Embora se apoie em uma metodologia de trabalho que utiliza dados extraídos de satélites, o INPE não escapou de críticas do presidente Jair Bolsonaro.
Conheça a partir de agora os efeitos diretos e indiretos provocados pela devastação na Amazônia. O aumento nas temperaturas em todo o planeta está ligado às emissões desenfreadas de gás carbônico na atmosfera, causadores do efeito estufa. O efeito estufa não é naturalmente nocivo.
Isso porque, além dos danos causados à atmosfera e todos os seus desdobramentos, o desmatamento também prejudica as pessoas que vivem da floresta. É o caso dos povos indígenas que sobrevivem graças ao uso sustentável que fazem dos recursos da natureza.
Como pular no Super Mario World PC?
Como fazer um quadro de anotações em casa?
Tem como jogar UNO com amigos online?
Como duplicar PDF para imprimir?
Qual parte do cérebro é afetada pelo Parkinson?
Como é realizada a citação no processo penal?
Como é feita a classificação dos alimentos de acordo com o Guia?
Qual a forma correta de abreviar doutora?
Quando o consórcio público adquire personalidade jurídica?
Como se constrói a identidade profissional?
Como imprimir a fatura do Hipercard pela internet?
Como é feita a circulação linfática?
Qual é o local onde ocorre a fecundação?
Qual a mistura de cores que dá branco?
Como fazer o jogo Torre de Londres?
Como minerar vidro no Minecraft?
Como se dá a extinção do mandato judicial?
É possível aplicação do CDC no âmbito dos contratos empresariais?