Doenças como a zika, a dengue e chikungunya contabilizaram um aumento de 248% do número de casos no ano de 2019, e são exemplos de enfermidades que chegaram aos ambientes urbanos pelo avanço do desmatamento em áreas florestais. “A destruição da natureza coloca em risco a nossa própria existência.
A destruição de ambientes naturais favorece a disseminação de doenças naturais de outros primatas e animais silvestres, e o desmatamento faz que com as espécies selvagens percam seu habitat e passem a viver próximas às pessoas, trazendo vírus que podem acabar causando pandemias.
A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção. ... A remoção da vegetação impacta diretamente no aumento da erosão e da desertificação, por exemplo.
O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população. Isso ocorre porque, ao desmatar, estamos destruindo o habitat de várias espécies, que passam a procurar abrigo e comida nas áreas habitadas pelo homem. Entre esses animais, podem ser encontrados vetores de doenças, como certos mosquitos.
Desse modo, o desmatamento causa um conjunto de impactos ambientais que geram uma grande mudança no ecossistema local, alterando drasticamente as características geográficas e biológicas da área desmatada. ... Além disso, o desmatamento acelera a ocorrência de processos naturais que são intensificados pela ação humana.
O desmatamento causa perda na biodiversidade, ou seja as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam. As populações de plantas, animais e microrganismos ficam debilitadas e eventualmente algumas podem se extinguir.
Como zerar o desmatamento na Amazônia
Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.
Na outra ponta da lista, o estado com menos alertas de desmatamento entre aqueles que compõem a Amazônia Legal é o Amapá, com 17 avisos de queimada registrados pelo DETER entre janeiro e agosto. Embora se apoie em uma metodologia de trabalho que utiliza dados extraídos de satélites, o INPE não escapou de críticas do presidente Jair Bolsonaro.
Conheça a partir de agora os efeitos diretos e indiretos provocados pela devastação na Amazônia. O aumento nas temperaturas em todo o planeta está ligado às emissões desenfreadas de gás carbônico na atmosfera, causadores do efeito estufa. O efeito estufa não é naturalmente nocivo.
Isso porque, além dos danos causados à atmosfera e todos os seus desdobramentos, o desmatamento também prejudica as pessoas que vivem da floresta. É o caso dos povos indígenas que sobrevivem graças ao uso sustentável que fazem dos recursos da natureza.
O que impede uma empresa de participar de licitações?
O que fazer para resolver um problema?
Como transmitir HBO Go do celular para TV?
Quando o HD do PS4 está com defeito?
Como resolver o problema de conectividade?
O que é problemas de driver ou hardware?
Como entrar em contato com minha agência Bradesco?
Como jogar Forza Horizon 4 offline PC?
O que fazer quando a TV Philips não liga?
Como escrever o nome biscoito?
Como escrever Jason em inglês?
Qual o significado de covinha na bochecha?
O que significa o nome de Jeremias?
Tinha menos meninas naquela sala?
E ao contrário ou o contrário?