Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.
As orquídeas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses. Pela beleza, variedade de cores e facilidade de cultivo, pode ser uma excelente ideia optar por orquídeas para presentear amigos e entes queridos. A seguir, saiba mais sobre as orquídeas.
Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:Forneça luz suficiente.Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ... Adube suas orquídeas. ... Prefira deixar fora de casa. ... Regue sua orquídea moderadamente.
A floração normalmente ocorre entre o inverno e a primava, mas isso pode variar muito. Hoje com o desenvolvimento de vários híbridos, as phalaenopsis não possuem uma data fixa para suas florações, muitas espécies podem florescer em qualquer época do ano.
Algumas sortudas poderão passar dos três meses, caso o ambiente esteja propício e os nutrientes tenham ótima qualidade! Vale lembrar que as Phalaenopsis podem florir de uma a três vezes por ano, dependendo de diversos fatores, diferentemente de outras espécies de orquídeas, que florescem com menos frequência.
20 curiosidades que você vai gostar
Um excelente truque para fazer suas orquídeas florescerem novamente é dar-lhes adubo líquido a cada 15 dias. Ele deve ser muito rico em fósforo e potássio. Você deve saber porém, que durante o período de floração é necessário suspender o uso do fertilizante e diminuir a freqüência com que você molha suas orquídeas.
Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco e lodo de esgoto, entre outros.
Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.
A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.
Dama da noite: conheça a famosa planta que só floresce à noite. Não há quem não conheça a dama da noite, essa planta que floresce apenas uma vez ao ano, durante o período da noite, e morre quando a manhã chega. Geralmente esse espetáculo acontece na primavera ou no final do verão.
Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo. E, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores.
Para estas orquídeas, o desafio para o orquidófilo é conseguir deixá-las sossegadas umas semanas, num local mais seco e protegido das chuvas fortes, geadas e frio excessivo. É um repouso necessário, e as regas devem ser muito mais reduzidas e espaçadas, muitas vezes só uns borrifos para evitar que desidratem.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
Cinco dicas para manter sua orquídea saudável1) Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. ... 2) Mantenha a planta úmida, não encharcada. ... 3) Replantio tem hora certa. ... 4) Misture substratos. ... 5) “Estresse” a planta antes do florescimento.
O substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos. Todas elas podem ser usadas como substrato, mas é bom que sejam trocadas de tempos em tempos. O adubo pode ser tanto químico quanto orgânico.
Tenha cuidado com a exposição directa à luz solar. A exposição directa à luz solar pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. ... Evite regar as suas orquídeas no momento mais quente do dia. ... Escolha um substrato apropriado para orquídeas. ... “Limpe” as suas orquídeas sempre que necessário.
Nascem na base da planta. Algumas pessoas os confundem com as raízes. Eles podem aparecer entre as folhas e seu tom é verde escuro. Raízes novas possuem um tom verde acinzentado.
Chega um momento na vida de toda orquídea em que, infelizmente, as flores começam a murchar, secar e cair. ... Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base. Ao longo dos próximos meses, novos pseudobulbos serão produzidos, emitindo novas hastes florais, em sua época apropriada.
Via de regra, as orquídeas devem viver em um ambiente com média de 25 graus, sendo altamente recomendável que não fiquem em ambientes com menos de 10 graus celcius. Essa seria a “temperatura correta” para a planta.
Então, ponha os vasos dentro de casa e dê preferência a híbridos e espécies de climas mais frios, como Cymbidium, Phragmipedium e Paphiopedilum. Também vale apostar nas Phalaenopsis, as híbridas poderão encher sua casa de flores!
Saiba quais orquídeas de inverno ter em casa e como cuidar delas!CYMBIDIUM. De origem asiática, esta orquídea produz flores que duram bastante e que podem ter várias cores. ... ONCIDIUM. ... ONCIDIUM SHARRY BABY. ... Cattleya loddigesii.
A orquídea se adapta melhor a ambientes claros, mas sem sol direto. Com o manejo correto, variedades como a phalaenopsis chegam a durar até 20 dias em água e 90 dias plantadas. As orquídeas estão entre as plantas com maior período de floração. 4.
A orquídea é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Elas tendem a preferir o sol da manhã, e o recomendado é trabalhar com luminosidade indireta durante a tarde, quando está mais quente.
Como são classificadas as práticas corporais?
O que o açúcar pode causar à saúde?
Qual é o papel das transnacionais?
Qual o mergulho mais profundo feito até hoje?
Qual orquídea mais cara do mundo?
Qual o preço de uma cirurgia de mastopexia?
O que é bom para dar muita energia?
Qual a fruta que tem mais potássio?
Como é o nome macaco em inglês?
Como usar o alecrim para inflamação?
Quais os materiais utilizados nas pinturas?
Qual a diferença de um interruptor simples e um paralelo?
Pode tomar levotiroxina com leite?
Como regular a velocidade do mouse?