A Revolta da Chibata ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca, em 1910. Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro.
João Cândido Felisberto (à direita) liderou a Revolta da Chibata. Pressionado tanto pelas ameaças dos marujos quanto de políticos, o governo de Hermes da Fonseca aceitou os termos propostos e pôs fim aos castigos físicos na Marinha em 26 de novembro de 1910 e prometeu anistia a todos os envolvidos.
João Cândido, filho de escravos, liderou a revolta pela dignidade humana em nossa Marinha e em nosso País", exaltou Damasceno. A revolta teve início na madrugada de 23 de novembro de 1910, em resposta ao castigo de 250 chibatadas sofrido pelo marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes.
Foi no dia 22 de novembro de 1910 que os marinheiros rebelaram-se e tomaram o controle de diferentes encouraçados da Marinha: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, além de um navio-patrulha chamado Deodoro.
A Revolta da Chibata aconteceu ao longo de 4 dias, com início no dia 22 de novembro de 1910. O palco do conflito foi a cidade do Rio de Janeiro, que era, na época, a capital do Brasil. A embarcação que serviu como cenário para a revolta foi o Encouraçado Minas Gerais (escrito também como Minas Gerais).
26 curiosidades que você vai gostar
A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Movimento aconteceu em terras do Paraná e Santa Catarina
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná.
A revolta dos marinheiros | CPDOC. Nome com que ficou conhecido o episódio originado pela resistência dos marinheiros, reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro no dia 25 de março de 1964, à ordem de prisão emitida pelo ministro da Marinha, Sílvio Mota.
A Revolta da Vacina foi um revolta popular que se iniciou no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1904, sendo causada pela insatisfação popular em razão de uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola conduzida pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
A Revolta da Chibata não representou somente a insatisfação dos marinheiros contra um castigo cruel, mas também representava a insatisfação com a condição geral de todos os marinheiros da Marinha brasileira. As reivindicações, em geral, pediam mudanças na legislação penal e melhores condições de trabalho.
Estopim da Revolta da Chibata
Essa era composta pelos marinheiros negros, ex-escravos e de famílias pobres.
João Cândido Felisberto foi um marinheiro brasileiro conhecido por ter liderado a Revolta da Chibata (1910). ... Aos 14 anos, entrou para a Marinha do Brasil, onde se engajou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatadas sofridas pelos marinheiros.
O movimento contra os maus-tratos aos marinheiros do Brasil terminou com prisão dos amotinados. João Cândido, o Almirante Negro, passou dois anos na cadeia e morreu na pobreza.
A Revolta da Vacina aconteceu em 1904, no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, e teve como motivação a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória proposta por Oswaldo Cruz, líder da Diretoria Geral de Saúde Pública.
Contexto Histórico da Revolta da Chibata
A chibatada era um dos castigos mais comuns, por isso a Revolta recebeu esse nome. E apesar dos castigos físicos já terem sido abolidos na maioria das forças armadas do mundo, no Brasil eles ainda eram uma realidade.
Os castigos, suspensos pela Armada logo após a Proclamação da República, foram retomados no ano seguinte como forma de controle e punição dos marinheiros - em sua maioria, negros e pobres. Poderiam receber chibatadas aqueles que cometessem faltas graves, como, por exemplo, o desrespeito à hierarquia militar.
A Guerra do Contestado foi um confronto armado, travado entre os atuais estados de Santa Catarina e Paraná pela disputa de uma região denominada "Contestado".
História do Brasil
Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido entre 1912 e 1914, motivado pela disputa pelo território próximo à fronteira dos estados de Santa Catarina e Paraná.
A Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.
A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.
O movimento dos marinheiros de baixa patente da Marinha de Guerra do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro em novembro de 1910, foi uma revolta armada que objetivava, entre outros propósitos, colocar fim aos maus-tratos e usuais castigos físicos a que eram submetidos os marinheiros.
A história da primeira vacina
O primeiro indício de vacina surgiu na China, no século X, contra a varíola, doença febril que produzia pústulas, deixando cicatrizes, e não tinha cura.
A população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico. Este fato, desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.
Qual é a cirurgia que os japoneses fazem nos olhos?
Como ficam as árvores no inverno?
Como é uma oração na voz passiva?
Quem tem luzes pode pintar o cabelo de ruivo?
Como eram conhecidos os navios negreiros?
Como ficar solteiro por muito tempo?
Tem prova no curso de informática?
Como ficar rico com a fotografia?
Como se escreve a palavra bebendo em inglês?
Como saber se você tem mania de limpeza?
Como saber se tenho algum problema com a polícia?
Como saber se já tenho cartão SUS?
Como se escreve Habib em árabe?
Como saber se tenho algum parente português?
O que fazer para ficar bonito?
O que é uma pessoa aborígenes?