Nós humanos, temos a meiose para a formação dos gametas, já nas angiospermas, a meiose já ocorre para a formação do saco embrionário e de toda a estrutura reprodutiva. Outra diferença é o endosperma secundário das angiospermas, que possui uma configuração triplóide (3n).
As gimnospermas podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada envolve uma pequena formação de raiz, que é colocada para crescimento, gerando um novo organismo, porém geneticamente idêntico ao primeiro. Esse processo é conhecido como propagação vegetativa e é também observado em angiospermas.
Nas gimnospermas, entre as quais as coníferas, os óvulos formam-se na superfície de uma escama ovulífera (portadora de óvulos), geralmente dentro de uma pinha (também designado por megastróbilo). Nos extintos pteridófitos com sementes, os óvulos surgiam na superfície das folhas.
Provavelmente as angiospermas surgiram a partir de gimnospermas. Estas últimas são plantas que possuem caule, sistema vascular e folhas simples e pequenas em geral. A inovação que surgiu junto com as gimnospermas foi a semente.
Uma diferença em relação as outras gimnospermas é que são plantas decíduas, ou seja, suas folhas caem no outono. Acredita-se que não ocorra uma população natural dessa espécie em nenhuma área do mundo, porém esta árvore encontra-se preservada em templos na China e no Japão. São utilizadas como plantas ornamentais em diversos países.
O óvulo se transforma em semente e protege o embrião contra a dessecação. Nas coníferas, as sementes podem ser popularmente chamadas de pinhão, enquanto o estróbilo feminino é chamado de pinha. Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.
Os frutos das angiospermas também funcionam como um atrativo para animais, que ajudam na dispersão das sementes. Ao ingerir o fruto, as sementes não são digeridas, pois apresentarem uma cutícula protetora, e são liberadas junto com as fezes, o que pode aumentar a distribuição geográfica daquela planta.
O surgimento das plantas com sementes se iniciou no período Devoniano superior, há aproximadamente 365 milhões de anos. Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies.
Como conjugar verbos no futuro do indicativo em espanhol?
Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para a esposa?
Como ocorre o processo de regeneração celular?
Porque a hidrosfera está sendo destruída pelo ser humano?
Como identificar assédio no trabalho?
Quem tem ansiedade tem convulsão?
O que a brucelose causa no animal?
Qual melhor Estado do Brasil para trabalhar?
O que considerar na hora de comprar uma TV?
Quem é o maior medalhista paralímpico do Brasil?
Como funciona a suspensão de prazo?
Quais são os elementos que compõem o ser humano?
O que você entende por sistemas distribuídos?
Qual o tipo de responsabilidade civil adotada no Brasil?
Como é 3 horas da tarde em inglês?