Esses débitos podem ser de natureza tributária ou não tributária. Assim, o procedimento é feito por meio do Pedido de Revisão de Dívida Inscrita (PRDI). Através disso, o pedido é analisado e, se deferido o pedido de revisão, a inscrição poderá ser cancelada, retificada ou mesmo será suspensa a exigibilidade do débito.
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO
O QUE É DIVIDA ATIVA? Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular.
1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Consultar Requerimento. Atenção! O Procurador da Fazenda Nacional poderá intimar o contribuinte, por meio da Caixa de Mensagens do REGULARIZE, para apresentar informações complementares ao requerimento.
VI - regularizar, no prazo de 90 (noventa) dias, os débitos que vierem a ser inscritos em dívida ativa da União ou do FGTS ou que se tornarem exigíveis após a formalização do acordo de transação.
É o serviço que possibilita ao interessado requerer a reanálise da situação dos débitos inscritos em dívida ativa da União, de natureza tributária ou não tributária, para alegação de: ausência de responsabilidade. Deferido o pedido de revisão, a inscrição será, conforme o caso: cancelada, retificada ou será suspensa a exigibilidade do débito.
A Receita Federal editou Portaria que permite ao contribuinte solicitar a revisão de débito tributário, inscrito ou não em dívida ativa, antes de entrar com Recurso Administrativo.
vício formal na constituição do crédito; decadência; prescrição; vício que impede a inscrição em dívida ativa da União; ausência de responsabilidade. Deferido o pedido de revisão, a inscrição será, conforme o caso: cancelada, retificada ou será suspensa a exigibilidade do débito.
Embora a previsão de revisão de oficio do lançamento efetuado pela Receita Federal constasse do Código Tributário Nacional, tal procedimento nunca havia sido regulamentado. Com a regulamentação, o contribuinte poderá fazer uso do procedimento nas situações previstas no art. 149 do Código Tributário Nacional: Art. 149.
Como fazer RAIS negativa fora do prazo?
Quem fica com o titã blindado?
Quais os acontecimentos históricos para o surgimento da administração como ciência?
Como tirar tecla de atalho do teclado?
Quem tem ácido úrico pode comer pão integral?
Quantas milhas Smiles para Portugal?
Quais são os pressupostos da responsabilidade objetiva?
Como substituir a palavra empréstimo?
Quantos quilos de calcário por hectare?
O que é doença mental para a psicologia?
Como ser palestrante coaching?
Quais são os direitos do evicto?
Quantos clonazepam posso tomar de uma vez?
Qual a diferença de PANDORA para Vivara?
Quanto tempo passar na Califórnia?