Pretende-se chegar à verdade através da contraposição e reconciliação de contradições. A dialética propõe um método de pensamento que é baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade; o singular e o universal; o movimento da imobilidade.
Dialética é a união entre forma e conteúdo para a compreensão da realidade, evidenciando uma lógica unida a uma ontologia.
RESENHA DO LIVRO DE LEANDRO KONDER: O QUE É DIALÉTICA. ... O livro inicialmente traz a origem da dialética com berço na Grécia antiga, onde era considerada a arte do diálogo. Mais tarde, ela passou a ser considerada na arte do diálogo como um meio de argumentação por meio de uma tese.
A partir do pensamento kantiano, o filósofo alemão Hegel (1770-1831) afirmou que a contradição (a dialética) não se encontra apenas no ser do conhecimento, mas constitui a própria realidade objetiva.
A dialética foi estudada por diversos pensadores, tais como Aristóteles, Zenão de Eleia, Platão e Hegel.
A atividade humana é composta de diversas totalidades de abrangências distintas, sendo a história da humanidade o nível mais amplo da totalização dialética. A consciência dialética é o que permite a transformação do todo a partir das partes.
Por um lado, Zenão de Eleia (c. 490-430 a.C.) e, de outro, Sócrates (469-399 a.C.) tem atribuídos a si, a fundação do método dialético. Mas, sem dúvida, foi Sócrates quem tornou célebre o método desenvolvido na filosofia antiga, que influenciou todo o desenvolvimento do pensamento ocidental.
Como fazer para voltar a sua cor normal depois de pegar sol?
O que significa ganhar bem casado?
O que o bicarbonato faz na afta?
O que constitui a identidade nacional?
Quantos endereços o IPv6 suporta?
Qual o nome do perfume do Neymar?
Para que serve o exame Tomografia de Coerência Óptica?
Como surgiram os anéis dos planetas gasosos?
Tem algum ser humano no espaço?
Quais os valores essenciais para viver em paz?