É, justamente, a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra PSICOMOTRICIDADE, no ano de 1870. As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.
Justamente, é a necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que nomeia, pela primeira vez, o termo psicomotricidade, no ano de 1870.
Na década de 70, no Rio de Janeiro Beatriz Saboya, voltando de estudos na França, funda sua clínica de fonoaudiologia e psicomotricidade onde se realiza avaliação, diagnóstico, orientação, aprimoramento e terapia em bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias até hoje em dia.
Em 1907, Ernest Dupré, renomado psiquiatra francês, enfatiza a relação psiquismo-motricidade, evidenciando o paralelismo psicomotor. Considerado o principal iniciador da Psicomotricidade na criança, abalou um dogma, com a introdução genérica da debilidade psicomotora e suas relações com a deficiência mental.
A palavra "psicomotricidade" vem do termo grego psiché = alma e do verbo latino moto = mover frequentemente, agitar fortemente. A psicomotricidade está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.
34 curiosidades que você vai gostar
A Psicomotricidade é o estudo do ser humano sob uma perspectiva integrada. Considera o desenvolvimento de um indivíduo por meio da íntima relação entre emoção, movimento, cognição (aprendizagem) e relacionamento.
Entende-se o significado da psicomotricidade como sendo a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno, isto é, a capacidade de se movimentar com intenção.
III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.
Filho e Sá (2001, p. 36), definem psicomotricidade como a “relação entre o pensamento e a ação envolvendo a emoção”. Para os autores, não existe corpo sem pensamento e vice-versa, bem como, é preciso não só o corpo, mas corpo dotado de pensamentos, atitudes e movimentos.
Quais os cuidados necessários ao adotar a nutrição de precisão na produção animal?
Porque o Soldado Invernal não envelhece?
Como muriqui se segura nos galhos?
Como foi conquistado o direito ao voto feminino?
Como uso da tecnologia modificou?
O que utilizamos para contar o tempo cronológico?
Qual a importância do dólar na economia brasileira?
Quanto custa a passagem de São Paulo a São Sebastião?
O que é contexto social e cultural?
Porque a educação é um direito de todos?