Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
É o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ou seja, um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Visando à educação organizada em âmbitos e eixos, o RCN busca instrumentalizar a ação do professor, destacando os âmbitos de experiências essenciais, que devem servir de referência para a prática educativa.
Como definição, o RCNEI traz o seguinte texto: “A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ” (LDB ...
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
No Referencial Curricular Nacional, a linguagem não é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças , mas sim um meio eficaz de comunicação. A partir do momento em que a criança fala e se comunica com adultos ou outras crianças, ela está se expressando por meio da linguagem oral.
O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, Conhecimentos de mundo, Identidade e autonomia, Referencial Curricular, Organização do tempo, Formação do coletivo institucional. É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil.
É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. É necessário ressaltar que todas as idéias e propostas contidas no Referencial são tão-somente sugestões. Não há obrigação de segui-las.
A formação inicial e em serviço do professor/educador para uma Educação Infantil de qualidade. O processo de construção de um projeto educacional de qualidade para a criança de 0 a 6 anos tem de ser contínuo.
O profissional de educação infantil deve instrumentalizar seus alunos para que descubram o que significam, como funcionam os números e possam operar com eles, avançando cada vez mais em suas hipóteses sobre esse sistema de representação. Quais são os conteúdos a serem trabalhados na área da matemática ?
O que acontece se não preencher o questionário do Enade?
Quais são as 3 dimensões de atuação do profissional da saúde?
Qual a finalidade de uma sentença?
O que faz o neutralizante no cabelo?
Qual a importância do desenvolvimento de treinamentos em técnicas de vendas?
Quais são as quatro recomendações de Freud sobre a técnica psicanalítica?
Como saber se estou grávida tomando injeção trimestral?
Qual foi o maior genocídio do Brasil?
Onde o bebê fica na barriga com 2 meses?
Quanto tempo dura a telha ecológica?
Quais são os tipos de formas farmacêuticas?
Qual cor de tonalizante cobre cabelo branco?