Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira.
Cecília Meireles é uma poetisa brasileira nascida em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Com dois anos de idade, era órfã de pai e mãe. Por isso, foi criada por sua avó materna, Jacintha Garcia Benevides, que era portuguesa.
Seu primeiro livro — Espectros — foi escrito quando a poetisa tinha 16 anos de idade e publicado em 1919. Três anos depois, ela se casou com o artista plástico Fernando Correia Dias (1892-1935), com quem teve três filhas.
Em 1926, seu conto A sétima personagem venceu o concurso de contos do jornal Diário de Notícias, em Porto Alegre. No entanto, A rua dos cata-ventos, seu primeiro livro, foi publicado quando o escritor já tinha mais de 30 anos.
Ela morreu de câncer, aos 63 anos, no entardecer do dia 9 de novembro de 1964.
39 curiosidades que você vai gostar
Em 1919, Cecília Meireles lançou seu primeiro livro de poemas, "Espectros" com 17 sonetos de temas históricos.
O vocabulário da língua portuguesa ainda considera "poeta" apenas como substantivo masculino, mas Cecília nunca gostou de ser chamada de poetisa. Para ela, significava uma diminuição do seu trabalho, como se a chamassem de mulher "prendada".
Cecília Meireles morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964.
Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.
Em 1940, Mario Quintana lançava “A Rua dos Cataventos”, seu primeiro livro de poemas. A obra dá nome à Rua Travessa dos Cataventos, endereço afetivo da Casa de Cultura Mario Quintana.
Recebeu o Prêmio de Tradução/Teatro, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1962 e, no ano seguinte, ganhou o Prêmio Jabuti de Tradução de Obra Literária, pelo livro "Poemas de Israel", concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
São características da obra literária de Mario Quintana: I. Mario Quintana está cronológica e tematicamente vinculado à segunda geração do Modernismo. Em sua poesia é possível notar o bom humor, o coloquialismo e a brevidade, traços característicos das vanguardas modernistas.
Como limpar um Ouriço-cacheiro?
Como tirar mofo de utensílios de madeira?
O que é o grau superlativo absoluto analítico?
Como limpar a tela de seu tablet?
Como tirar amarelado de policarbonato?
Qual é a estrela que muda de cor?
Como listar os serviços ativos no Linux?
O que fazer quando o rímel está seco?
Como limpar a lâmpada fluorescente?
Como tirar sangue seco do ouvido?
Como limpar telhado de concreto?
Como deve ser realizada a consulta de enfermagem ao paciente hipertenso?
Como medir a inteligência de um cachorro?