Alto-forno: Forno de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente por material refratário onde os metais ferrosos são obtidos por redução dos minérios de ferro nos altos-fornos. Pela parte superior do alto-forno, são carregados minério, calcários (fundentes) e coque (carvão).
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.
Alto-forno é como se chama o reator químico, na siderurgia, de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente com material refratário, onde é reduzido o minério de ferro, a fim de transformá-lo em ferro-gusa.
O aço, em processo de solidificação, é deformado mecanicamente e transformado em produtos siderúrgicos utilizados pela indústria de transformação, como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados, barras etc.
No forno Tandem, horizontal e aberto, o O2 é injetado por cima e oxida o ferro gusa ou a mistura de ferro gusa e sucata. Ao incidir sobre o banho fundido, o jato de O2 promove certa turbulência no banho e oxida o Si a SiO2. Na interface metal escória forma-se uma espuma que consiste de emulsão e gás.
16 curiosidades que você vai gostar
Na aciaria, o ferro-gusa líquido recebido do alto-forno é dirigido a estações de pré-tratamento, que promovem sua dessulfuração, e carregado posteriormente em conversores de oxigênio (BOF), onde é refinado e transformado em aço líquido.
O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.
Etapas de Fabricação do AçoPreparação da carga. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. ... Redução. Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. ... Refino. ... Laminação.
É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
O aço é um componente importante para o funcionamento da economia por meio do encadeamento de diversas cadeias produtivas. ... O aço está presente em diversos setores da economia, como por exemplo, na produção de veículos, máquinas e equipamentos, mas sua principal aplicação está na construção civil.
Na sua essência o forno cubilô é um forno de fusão, cuja função é derreter a carga metálica utilizando como fonte de calor um combustível sólido, aquela pedra de carvão mais conhecida como coque. ... É a esfera – seja coque ou cerâmica –, que transmite o calor à carga metálica a ser fundida.
Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa. O consumo típico de coque é da ordem de 150 kg/ton.
Isto pode ser obtido em fornos elétricos, pela fusão de cargas compostas por sucata de aço ou ferro gusa de qualidade especial, fornecido para a produção de ferros fundidos nodulares, juntamente com sucata de ferro fundido nodular ou retornos de processo.
Atualmente, conforme Araújo (1997), existem duas rotas básicas para a produção do aço: através de fornos a oxigênio (BOF) e fornos elétricos (EAF), onde o primeiro corresponde a aproximadamente 60% de todo aço que é produzido no mundo.
No ranking mundial, as dez nações maiores produtoras são a China, seguida por Índia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Turquia, Alemanha, Brasil e Irã.
Obtenção do ferro
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de minérios, os quais costumam ser óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, sendo os principais: a hematita (Fe2O3) a goethita (FeOOH) a magnetita (Fe3O4)
Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas. Na construção de casas, na fabricação de carros e na produção de eletrodomésticos, encontra-se um pouquinho do minério de ferro produzido pela Vale.
Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios. Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a se utilizada.
Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio. ... Carne de porco. ... Frango. ... Peixes. ... Crustáceos. ... Gema do ovo. ... Feijão. ... Leguminosas.
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são: Hematita (Fe2O3); Magnetita (Fe3O4); Limonita (Fe2O3.
De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio.
Tipos de aço quanto à sua composiçãoAços carbono. Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, onde o teor de carbono nesse caso é inferior a 2,11%. ... Aço liga. ... Aços estruturais. ... Aços para molas. ... Aços para fundição. ... Aços para construção mecânica. ... Semiacabados. ... Produtos planos.
O Forno Elétrico a Arco (ou FEA) é um reator metalúrgico que tem a capacidade de transformar sucata em aço de alta qualidade, reciclando este material.
O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. Esta separação ocorre por meio da redução química que envolve a separação de um metal de seu óxido, e se processa com a utilização de um agente redutor.
O alto forno
Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.
O que é um laudo bromatológico?
Como fazer despacho de bagagem online?
Como faço para descobrir o código de segurança do meu cartão?
Como fazer para deixar o alumínio brilhando?
Quantas combinações são possíveis com 4 números de 1 a 6?
Quais as características do socialismo?
Quem tá com apendicite consegue fazer cocô?
O que é célula procarionte resposta?
Quem foi o mentor de construir a Torre de Babel?
Quantas pessoas morreram na construção da usina hidrelétrica de Itaipu?
Como matizar as luzes amareladas?
Vai ter 4 série do ensino médio?
O que significa o nome santiago?
Qual o maior desafio das aulas remotas?