Alto-forno: Forno de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente por material refratário onde os metais ferrosos são obtidos por redução dos minérios de ferro nos altos-fornos. Pela parte superior do alto-forno, são carregados minério, calcários (fundentes) e coque (carvão).
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.
Alto-forno é como se chama o reator químico, na siderurgia, de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente com material refratário, onde é reduzido o minério de ferro, a fim de transformá-lo em ferro-gusa.
O aço, em processo de solidificação, é deformado mecanicamente e transformado em produtos siderúrgicos utilizados pela indústria de transformação, como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados, barras etc.
No forno Tandem, horizontal e aberto, o O2 é injetado por cima e oxida o ferro gusa ou a mistura de ferro gusa e sucata. Ao incidir sobre o banho fundido, o jato de O2 promove certa turbulência no banho e oxida o Si a SiO2. Na interface metal escória forma-se uma espuma que consiste de emulsão e gás.
16 curiosidades que você vai gostar
Na aciaria, o ferro-gusa líquido recebido do alto-forno é dirigido a estações de pré-tratamento, que promovem sua dessulfuração, e carregado posteriormente em conversores de oxigênio (BOF), onde é refinado e transformado em aço líquido.
O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.
Etapas de Fabricação do AçoPreparação da carga. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. ... Redução. Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. ... Refino. ... Laminação.
É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
O aço é um componente importante para o funcionamento da economia por meio do encadeamento de diversas cadeias produtivas. ... O aço está presente em diversos setores da economia, como por exemplo, na produção de veículos, máquinas e equipamentos, mas sua principal aplicação está na construção civil.
Na sua essência o forno cubilô é um forno de fusão, cuja função é derreter a carga metálica utilizando como fonte de calor um combustível sólido, aquela pedra de carvão mais conhecida como coque. ... É a esfera – seja coque ou cerâmica –, que transmite o calor à carga metálica a ser fundida.
Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa. O consumo típico de coque é da ordem de 150 kg/ton.
Isto pode ser obtido em fornos elétricos, pela fusão de cargas compostas por sucata de aço ou ferro gusa de qualidade especial, fornecido para a produção de ferros fundidos nodulares, juntamente com sucata de ferro fundido nodular ou retornos de processo.
Atualmente, conforme Araújo (1997), existem duas rotas básicas para a produção do aço: através de fornos a oxigênio (BOF) e fornos elétricos (EAF), onde o primeiro corresponde a aproximadamente 60% de todo aço que é produzido no mundo.
No ranking mundial, as dez nações maiores produtoras são a China, seguida por Índia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Turquia, Alemanha, Brasil e Irã.
Obtenção do ferro
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de minérios, os quais costumam ser óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, sendo os principais: a hematita (Fe2O3) a goethita (FeOOH) a magnetita (Fe3O4)
Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas. Na construção de casas, na fabricação de carros e na produção de eletrodomésticos, encontra-se um pouquinho do minério de ferro produzido pela Vale.
Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios. Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a se utilizada.
Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio. ... Carne de porco. ... Frango. ... Peixes. ... Crustáceos. ... Gema do ovo. ... Feijão. ... Leguminosas.
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são: Hematita (Fe2O3); Magnetita (Fe3O4); Limonita (Fe2O3.
De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio.
Tipos de aço quanto à sua composiçãoAços carbono. Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, onde o teor de carbono nesse caso é inferior a 2,11%. ... Aço liga. ... Aços estruturais. ... Aços para molas. ... Aços para fundição. ... Aços para construção mecânica. ... Semiacabados. ... Produtos planos.
O Forno Elétrico a Arco (ou FEA) é um reator metalúrgico que tem a capacidade de transformar sucata em aço de alta qualidade, reciclando este material.
O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. Esta separação ocorre por meio da redução química que envolve a separação de um metal de seu óxido, e se processa com a utilização de um agente redutor.
O alto forno
Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.
Quem são os ascendentes de uma pessoa?
Quando o corpo do morto fica mole?
O que é consciência de aliteração?
Qual é a multa que deve ser paga se sair antes do imóvel?
Quais os requisitos devem ser observados Pra dar início ao cumprimento provisório de sentença?
Quem matou os pais do Batman no filme Coringa?
O que é ISSN na Plataforma Lattes?
O que significa os montes de Jerusalém?
Quais os tipos de EPI na área da saúde?
Qual é a função de uma família?
Qual é a estrutura de um contrato?
Quais são os três principais critérios do VPL?