O jogo-da-velha faz parte dos jogos conhecidos como "família do moinho" ou "trilha" A referência mais antiga que se tem desse passatempo surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito.
A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”.
Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.
Ademais, como as adeptas ao jogo eram principalmente senhoras idosas, quando chegou ao Brasil o passatempo ganhou o nome de “jogo da velha”. Apesar disso, a história escavações arqueológicas indicam que já no século XIV a.C., o jogo já existia em áreas do Antigo Egito.
A cerquilha, popularmente conhecida como jogo da velha, é um sinal universalmente utilizado como símbolo de número, sobretudo na língua inglesa (também chamado de hash).
27 curiosidades que você vai gostar
Significado de Cerquilha
substantivo feminino Sinal tipográfico, de símbolo #, com as mais variadas funções e uso; jogo da velha.
No entanto, só foi popularizado no ano 1500, pelo descobridor Pedro Álvares Cabral, que adorava jogar este jogo durante as suas viagens. Álvares Cabral terá decidido que este jogo seria o primeiro a ser ensinado ao povo indígena no Brasil.
[Brasil] [ Jogos ] Jogo ou passatempo para dois jogadores, a quem é atribuído um símbolo diferente, geralmente um xis ou um círculo, jogado sobre duas linhas paralelas horizontais que cruzam duas linhas paralelas verticais, formando 9 casas nas quais o objectivo é um jogador conseguir colocar três símbolos iguais ...
O objetivo desse passatempo é preencher ou as linhas diagonais ou as horizontais ou as verticais com um mesmo símbolo (X ou O) e impedir que seu adversário faço isso primeiro que você.
Já a palavra jogo vem do Latim jocus, “pilhéria, gracejo, zombaria”. O que eles usavam para designar o que agora conhecemos como jogo era ludus, mas esta foi dominada pela outra. Agora ela trabalha fazendo parte de palavras mais cultas, como “lúdico”.
Brincadeiras são aquelas atividades divertidas que aprendemos com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia utilizando brinquedos e muita criatividade. Já os jogos possuem regras que podem ser criadas e modificadas pelas pessoas que irão jogar.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
O Jogo da Velha adaptado, constitui um importante recurso didático que pode ser utilizado para trabalhar a atenção, a cooperação em grupo, além de estimular a capacidade de estratégia, de análise e de raciocínio lógico.
O Jogo da Velha foi á brincadeira escolhida para desenvolver diversas habilidades relacionadas á noções matemáticas e ao movimento, como: lateralidade, noção espacial, raciocínio lógico e coordenação motora.
A referência mais antiga que se tem desse passatempo surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito. Achados arqueológicos, porém, mostram que ele foi desenvolvido independentemente em diferentes regiões do planeta, como a China antiga e a América pré-colombiana.
escavações realizadas no templo de Kurna, no Egito, encontraram referências a ele que datavam do século 14 antes de Cristo, mas outros achados arqueológicos comprovam que o Jogo da Velha e muitos outros passatempos similares foram desenvolvidos independentemente nas mais diferentes regiões do planeta: ele também era ...
O primeiro jogador a conseguir alinhar cinco marcas (não seis ou mais) ganha o jogo. Esse jogo é bastante complicado, embora não pareça, apesar da semelhança com o jogo da velha, e tem até campeonatos mundiais.
Não confundir com: Sustenido
Usado na música, é colocado à esquerda da nota para indicar que sua altura deve ser elevada em um semitom. A diferença gráfica com a cerquilha é que as linhas são inclinadas para não serem confundidas com as linhas da pauta musical.
Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura. Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.
A mão fechada com o indicador e o dedo mínimo esticados é o maior símbolo relacionado a esse gênero musical, e em todo o mundo não há quem não o reconheça como marca registrada do rock n roll.
x<y significa que x é menor que y. x>y significa que x é maior que y. é um subgrupo adequado de.
Geralmente é usado para orientar, atrair a atenção das pessoas ou apontar para a direita. Emojis relacionados:???. ??Colocá-los juntos pode indicar ações quando você se culpar ou tiver algo desconfortável de falar; ? ?Essa combinação pode mostrar que você sofreu algumas injustiças ou queixa.
Outros dois sinais de comparação são ≥ (maior ou igual a) e ≤ (menor ou igual a).
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