O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
Como exemplos de tecido conjuntivo, podemos citar o tecido conjuntivo propriamente dito, o tecido adiposo, o cartilaginoso, o ósseo e o sanguíneo. Apesar de serem tecidos bastante diferentes, eles apresentam em comum o fato de possuírem diferentes tipos celulares e uma grande quantidade de matriz extracelular.
O músculo do coração, que envolve todas essas cavidades, é chamado de miocárdio e a inflamação deste músculo é chamada de miocardite.
O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
O ser humano é composto por vários tecidos diferentes que apresentam funções importantes para a nossa sobrevivência. No nosso corpo são encontradas cerca de 100 trilhões de células e estas estão agrupadas em quatro tipos básicos de tecido, conhecidos como: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
29 curiosidades que você vai gostar
Tipos de Tecidos. O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.
Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas. Sendo assim, a diferenciação dos tecidos se dá pela diferença na especificidade de cada conjunto de células.
As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células; captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranhos. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros dessa substância em seu corpo.
Revestimento e proteção da superfície do corpo, dos órgãos e cavidades corporais; Absorção de substâncias, como ocorre nos intestinos e rins; Secreção de substâncias – nas glândulas, por exemplo; Função sensorial, como por meio do neuroepitélio olfativo.
O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calórica dos carboidratos e das proteínas.
Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos.
Por ser controlado pelo sistema nervoso autônomo, esses músculos tem movimentos involuntários, não dependendo da nossa vontade para agir. ... Quanto ao músculo estriado cardíaco (que forma o miocárdio), possui movimento involuntário, ritmado e contínuo, fatores que são fundamentais para o bombeamento do sangue.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina.
Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
Os animais possuem tecidos verdadeiros, ou seja, os tecidos formados por um conjunto de células que exercem a mesma função. Esses tecidos formam, por exemplo, os órgãos e sistemas dos animais. São eles: a ectoderme, a endoderme e a esoderme.
Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
As duas funções principais do tecido epitelial são: revestimento de superfícies externas e internas e secreção de substâncias.
O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
O tecido nervoso é responsável por coordenar as atividades dos mais diversos órgãos. De origem ectodérmica, o tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas.
O tecido sanguíneo pode ser considerado um tecido conjuntivo em que a substância intercelular, o plasma, é líquida, formada principalmente por água e proteínas, e que serve de meio de transporte de nutrientes, hormônios, anticorpos e excretas.
São funções desempenhadas pelo tecido sanguíneo, exceto:
o transporte de gases. a excreção de metabólitos.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguineas (elementos figurados do sangue). Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
Os tecidos mais conhecidos são os tecidos epitelial e conjuntivo, suas funções são de revestir órgãos e irrigar nutrientes para os órgãos adjacentes, respectivamente.
Funções do tecido conjuntivo
Preenchimento; Elasticidade; Proteção contra impactos; Armazenamento (gordura e íons);
Principais diferenças entre epitélio e tecidos conjuntivos
O tecido epitelial é constituído pela célula e uma pequena quantidade de matriz intercelular, enquanto os tecidos conjuntivos são constituídos pela célula e uma enorme quantidade de matriz intercelular.
Quem pode fazer o Encceja 2021?
Como dar o desprezo em alguém?
Como pedir transferência para a UFU?
Como ignorar erro de várias células?
Como funciona ingresso do Rock in Rio?
O que precisa para um quarto gamer?
Qual iluminação ideal para área de churrasqueira?
Como funciona a proteção à corrosão por revestimento metálico?
Como tirar manchas de pisos laminados?
Como fazer a portabilidade de financiamento de veículos?
Como tirar manchas de tecido crepe?
Qual braço usar a pulseira Akmos?
É verdade que a pomada Hipoglós clareia a pele?
Para que serve o exame de punção lombar?
Qual filtro do Instagram que muda a cor dos olhos?
Como é feita a pesquisa quantitativa?