Algumas pessoas tendem a achar que o pet escolhe o dono pela quantidade de comida, atenção e carinho que ele recebe, mas não é bem assim. Apesar de alimentação ser algo que os cães adoram, assim como atenção e carinho, esses não são os principais determinantes que levam o cachorro a escolher o seu tutor.
Até os seis meses, o cérebro do cachorro é muito receptivo. Então, as experiências sociais que ele tem podem influenciar pelo resto de suas vidas. A pessoa que mais tirar um tempo para brincar com o cachorrinho nesse período e que lhe oferecer alimento, ou seja, experiências positivas, certamente será o escolhido.
Cachorro sabe quem é seu dono por instinto
Gradualmente, o cãozinho consegue entender a hierarquia da família, consequentemente, como ocorre em matilhas, o animal sabe quem é seu dono, uma vez que entende quem é o líder.
Os cachorros gostam de dormir encostados em seus parceiros devido à sua natureza social, ao amor e carinho e à atenção do tutor. Caso seu amigo peludo descanse perto ou encostado em você, saiba que ele confia e quer o seu cuidado.
Atenção e carinho
Além da socialização inicial, a maioria dos cães tendem a se apegar à pessoa que lhes dá mais atenção. Por exemplo, em uma família com pai, mãe e dois filhos, o cão pode favorecer o pai que preenche sua tigela todas as manhãs e o leva para passear todas as noites.
21 curiosidades que você vai gostar
6 Sinais Que Seu Cachorro Confia Em Você Com Sua VidaEle te olha nos olhos. ... Ele vem pedir aconchego e abraços para você ... Ele está confiante e relaxado perto de você ... Ele responde bem ao seu treinamento. ... Ele é calmo quando você sair. ... Ele olha para você por tranquilidade e orientação.
Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.
O que acontece é que quando o cachorro deita em cima do humano é porque ele está demonstrando afeto e carinho. ... Em alguns casos, também é possível que, se o cachorro dorme em cima de você, é porque ele considera ali um lugar quentinho e confortável para tirar um cochilo.
Do ponto de vista psicológico dormir com o bichinho de estimação não faz mal nenhum. Até porque, como já dissemos anteriormente, essa proximidade afetiva entre o tutor e o pet cresce se passarem mais tempo juntos.