A Emenda Platt estipulado as condições para a intervenção dos EUA em assuntos cubanos e permitiu que os Estados Unidos para arrendar ou comprar terras com a finalidade de estabelecer as bases navais (a principal era Guantánamo Bay) e estações carvoeiras em Cuba.
Os norte-americanos venceram e impuseram a assinatura do Tratado de Paris, que dava aos Estados Unidos o direito de controlar Cuba. ... A Emenda Platt deixou Cuba sob domínio norte-americano até 1933, ano em que o soldado e ditador Fulgêncio Baptista assumiu o governo cubano pela primeira vez.
Estudamos no artigo sobre a independência de Cuba que ela ocorreu em 1898, ficando o seu território sob tutela estadunidense até 1902, tendo sido feita, inclusive, uma emenda à constituição cubana para que constasse a chamada Emenda Platt, que permitia a intervenção dos Estados Unidos quando julgassem necessário.
Resposta: A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
A Guerra Hispano-Americana foi uma guerra em 1898 entre a Espanha e os Estados Unidos, resultado da intervenção norte-americana na Guerra de Independência de Cuba. Ataques americanos às possessões ultramarinas da Espanha levaram ao envolvimento na Revolução Filipina e, finalmente, à Guerra Filipino-Americana.
A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados.
O seu pensamento consistia em três pontos: a não criação de novas colônias nas Américas; a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos; a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.
O país que interveio a favor da independência cubana foi os Estados Unidos, sendo que o motivo de sua intervenção derivava de seus interesses econômicos na ilha, principalmente nos investimentos realizados na agricultura cubana. Os EUA conseguiram o controle sobre Cuba com a assinatura do Tratado de Madri, 1898.
O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. Outra consequência da revolução foi a saída de muitos norte-americanos da ilha (principalmente empresários).
Qual a nota mínima para entrar na faculdade federal?
Como separar duas pessoas com limão?
O que fazer para mudar de carreira?
Quando o EPI deve ser utilizado?
Como organizar um caderno de matéria?
O que fazer para ficar com o Crush?
Como separa a palavra desnecessário?
Como surpreender seu amor à distância?
Como recortar e salvar uma imagem no Photoshop cs6?
Como mesclar é centralizar no Excel?
Como separar as matérias do ensino médio?
Qual o melhor horário para tomar fibra em pó?
Qual o lucro de minerar bitcoin?