O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, livro, criança, rua, gota. Grau diminutivo: casinha, livrinho, criancinha, ruela, gotícula.
O grau diminutivo dos substantivos indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser: caderninho, livrinho, casinha, pãozinho.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Os sufixos diminutivos -ino e -inho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
31 curiosidades que você vai gostar
Indica relação, na formação de derivados de outros nomes próprios (ex.: colombino, filipino). 4. Indica valor diminutivo (ex.: pequenino, tamborino).
Para Ribeiro, o sufixo –ismo “designa a generalisação do significado do substantivo primitivo, ex.: heroísmo, khristianismo, materialismo, organismo, positivismo, transformismo” (1881, p.
Etimologia (origem da palavra diminutivo). A palavra diminutivo deriva do latim "diminutivus,a,um", com o sentido "que diminui".
"O diminutivo é uma maneira afetuosa e cautelosa de usar a linguagem. Carinhoso porque costumamos usá-lo para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido.
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
Diminutivo: substantivos no grau diminutivo. O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, livro, criança, rua, gota. Grau diminutivo: casinha, livrinho, criancinha, ruela, gotícula.
Podemos colocar uma palavra no diminutivo acrescentando apenas as palavras pequeno (a) ou minúsculo (a). Neste caso dizemos que é um substantivo do grau diminutivo analítico.
ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
docezinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Aumentativos e diminutivos
Enquanto o grau aumentativo indica um tamanho grande ou aumentado, o grau diminutivo indica o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Ainda para denotar afeto, carinho fazemos uso do Diminutivo tanto para nomes de homens como de mulheres. Zezinho, Pedrinho, Carlinha, Aninha. Se um homem chama outro homem pelo Diminutivo do nome, provavelmente, é o pai falando com o filho, ou o avô com o neto, ou um amigo de infância.
As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção! Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas. Lembrando que em nenhum momento estou generalizando OK?
leõezinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
azulzinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Rio está neste caso, mas em compensação não lhe faltam diminutivos: ribeiro, ribeira, riacho, riozinho, riozito.
Temos as palavras Fordismo, Mercantilismo, Homossexualismo, Heterossexualismo, Cubismo, Romantismo, Iluminismo, Revanchismo, Ceticismo, Anarquismo, Feminismo, Machismo…
O sufixo "-ismo" é neutro e, assim sendo, não carrega em si uma conotação, podendo ser associado às mais diversas ideologias. Enquanto conceito, "-ismo" se refere ao conjunto das ideologias presentes na sociedade.
O que vem a ser um "ismo"? Há várias acepções, conforme a área ou ramo de conhecimento. Assim, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo, relativismo, pragmatismo e criticismo referem-se a posições assumidas ou idéias aceitas sobre a possibilidade do conhecimento.
A palavra escrita corretamente é o vocábulo hino, grafada com a letra h. A palavra escrita da forma correta é o vocábulo hino, grafada com a letra h.
Qual é a banana que tem mais vitamina?
O que faz as teclas Ctrl ALT DEL?
Qual é o estilo de espada do Zoro?
Quando pode ocorrer a pena de morte no Brasil?
Quanto tempo dura uma crise de ansiedade leve?
O que é comunicação não verbal exemplos?
Precisa esfriar a comida para congelar?
Como saber se estou perdendo gordura e não massa magra?
É possível processar um hospital?
De quem é a responsabilidade do aluno na escola?
Como ativar permitir Solicitacoes no iPhone?
Por que é importante mastigar bem a comida?
Qual melhor jogo de construir?
Como saber a calibragem ideal do pneu?