É possível reconvenção no Juizado Especial Cível?

Pergunta de Rafaela Henriques de Batista em 27-05-2022
(33 votos)

RECURSO IMPROVIDO. No Juizado especial não tem lugar a reconvenção, mas pode o réu formular pedido a seu favor, no corpo da contestação, desde que adequado à competência do Juizado - por valor e matéria - e tendo por fundamento os mesmos fatos que constituem o objeto da controvérsia (Lei 9.099/95 art. 31).

O que não se admite no Juizado Especial Cível?

Quem pode ser parte no Juizado Especial Cível? O art. 8º e seguintes da Lei 9.099 define quem não pode ser parte no âmbito dos Juizados. Com efeito, não podem ser partes o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas da União, a massa falida e o insolvente civil (art.


O que é revelia no processo do Juizado Especial Cível?

Sob a ótica teleológica, a revelia é um instituto que permite ao juiz decidir sob uma determinada causa, quando o réu simplesmente não contesta a ação. Isto porque ao ser processado, ao réu lhe é assegurado Constitucionalmente o direito de defesa, mas este direito não pode ser usado para protelar uma decisão judicial.

Qual a diferença entre pedido contraposto e reconvenção?

- Na reconvenção o reconvinte alega fatos novos conexos com a ação principal, no pedido contraposto não cabem fatos novos, são os mesmos fatos narrados na inicial. - Na reconvenção há ampliação da cognição judicial objetiva e subjetiva, no pedido contraposto não há ampliação.

É possível intervenção de terceiros no Juizado Especial?

O acesso ao juizado especial permite que o cidadão interponha a ação diretamente, sem a presença de advogado e sem o pagamento de honorários de sucumbência e de custas. Hoje, a Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099/95) não admite qualquer forma de intervenção ou assistência de terceiros.

Juizado Especial Cível - Como Funciona a Defesa no Juizado Especial Cível? ? ( ENTENDA AGORA!!! )


24 curiosidades que você vai gostar

É possível chamamento ao processo no Juizado Especial?

É admissível o chamamento ao processo, requerido pelo réu: I - do afiançado, na ação em que o fiador for réu; II - dos demais fiadores, na ação proposta contra um ou alguns deles; III - dos demais devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da dívida comum.

Quais são as formas de intervenção de terceiros?

A partir do CPC, podemos elencar como modalidades de intervenção de terceiros: a assistência, a denunciação da lide, o chamamento ao processo, o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, e o amicus curiae.

O que é o pedido contraposto?

É um pedido de contra-ataque do réu para o autor, invertendo, para esse novo pedido, os polos da ação (autor passa a ser réu do novo pedido e o réu passa a ser autor, com a necessidade de cumprir todos os requisitos do artigo 319 do CPC).

Em que consiste o pedido contraposto?

O pedido contraposto consiste em um pedido formulado pelo réu em desfavor do autor, na mesma peça contestatória, em que a fundamentação se baseia nos mesmos fatos que constituem a controvérsia. Assim diz o artigo 31 da Lei nº 9.099/95: “... ... Esse pedido não pode ter alegação de fatos novos.



Outras questões

Quanto custa 1 m3 de gás natural veicular?

Precisa estar de jejum para fazer tipagem sanguínea?

O que caracteriza o pensamento?

Quantos filhos a Maria da Penha tem?

Qual foi a primeira Bíblia do mundo?

O que se sente após cateterismo?

Qual o valor de um Prisma 2015?

O que são os ativos?

O que é uma pessoa muito orgulhosa?

Quais são as principais características da luz?

O que é Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave?

Qual a maior força especial do Brasil?

O que é o processo de transporte ativo?

Qual a especialização do Bope?

Qual é a parte mais cara do boi?

Quem teve Guillain-barré pode tomar a vacina da gripe?

Em que trabalha o gestor público?

Quais são os bens tangíveis?

Como cadastrar Pis na Caixa?

O que é um ser carnívoro?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com