Quanto menos tempo entre o banho de um infectado e o do próximo, maiores as chances de contaminação. Por esses motivos, o hábito de dividir o sabonete pode causar doenças na pele, como dermatites, foliculites, micoses e furúnculos — fora as outras possíveis infecções bacterianas.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os sabonetes têm substâncias bactericidas e, por isso, não transmitem fungos ou doenças, mas é ideal que cada um tenha o seu ou que a família use o sabonete líquido. O risco de transmissão de doenças e contaminações por dividir objetos é pequeno, mas existe.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e contagiosa grave. Não é transmitida por fomites como toalhas, sabonete, escovas, etc. A transmissão se dá pelo cancro duro da sífilis primária ou as roseolas da sífilis secundária.
Os tipos mais comuns de sabonete são: glicerinado, hidratante, antibacteriano e esfoliante. No caso do líquido, um pote de 300 ml deve durar um mês inteiro. As crianças não devem ficar muito tempo no banho, pois têm mais tendência à pele ressecada.
Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.
21 curiosidades que você vai gostar
O sabonete em barra não deve ser compartilhado
“Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva. A melhor opção é que cada pessoa do lar tenha o próprio sabonete.
Não faça isso! “Sabonete, por mais delicado que seja, tem ação detergente e remove o manto lipídico da pele”, explica a dermatologista Daniela Neves.
Você sabe como conservar seu sabonete? ? Ainda na embalagem, guarde-o em uma caixa ou armário fechado, evitando expôr à luz e umidade. ? Quando for usá-lo, experimente cortar ao meio, principalmente se ele for para o rosto. ? Deixe-o secar após o uso.
A boa notícia é que apenas dez minutos são mais do que suficientes para manter o corpo limpo de maneira adequada, segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.
Qual é a recompensa do Dragon?
Qual tipo de exame de sangue que detecta H. pylori?
O que muda com a Lei Complementar 173 2020?
Qual a importância da diversidade musical?
Porque fevereiro tem 28 e 29 dias resumo?
Quais são os tipos de patologia?
Precisa fazer curetagem com 7 semanas?
Qual a importância do pH para o meio ambiente?
Quais são os objetivos de uma incorporação imobiliária?
Quem tem câncer pode fazer reflexologia?
O que os americanos comem no café da manhã?
O que fazer depois de exagerar na comida?
Qual foi a primeira atividade extrativa no Brasil?