Diante de determinada iatrogenia ao paciente, o profissional de saúde poderá responder ética, civil e penalmente. Essas ocorrências danosas resultam, frequentemente, da negligência, do agir de forma imprudente ou, ainda, do executar ações assistenciais sem a devida perÃcia ou habilidade.
A importância de saber fazer esses cuidados da forma correta tem a ver, claro, com o bem-estar do paciente, com evitar que ele caia da cama, ou que haja infecção por uma bactéria por conta da falta de limpeza.
Em uma sociedade não-patriarcal, a ética do cuidado é uma ética humana assentada em sentimentos morais e na habilidade humana para cuidar de forma responsável dos outros. ... Atua principalmente nos temas: fundamentos da ação moral, comunidade moral, bioética médica, animal e ambiental e filosofia feminista.
O cuidado humano é um processo de empoderamento, de crescimento e de realização da humanidade(2). autonomia e sua auto-estima. Muitos pacientes passam por situações de despersonalização, que os levam a se sentirem desvalorizados, fato que infringe os preceitos éticos que norteiam a prática do cuidado.
Manter o sigilo do paciente Manter o sigilo é um princÃpio ético indispensável — mesmo que qualquer conversa ou revelação tenha a melhor das intenções, como, por exemplo, citar casos que estimulem outros pacientes.
Isso porque é necessária uma mudança de paradigmas cientÃficos construÃdos ao longo da história da Enfermagem e da saúde de maneira geral. Nesse sentido, atender de forma humanizada implica em deixar para trás algumas atitudes que traziam a doença como o foco (em vez do paciente).
Para tanto, o enfermeiro atua na realização do cuidado, na gerência de recursos humanos e materiais, na liderança, no planejamento da assistência, na capacitação da equipe de enfermagem, na coordenação da produção do cuidado e na avaliação das ações de enfermagem.
A enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivÃduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.
A ética do cuidado baseia-se em três valores fundamentais: saber cuidar, saber realizar transações em que ambas as partes ganham (ganha-ganha) e saber conversar.
O 'cuidado' consiste em um modo de agir que é produzido como 'experiência de um modo de vida especÃfico e delineado' por aspectos polÃticos, sociais, culturais e históricos, que se traduzem em 'práticas' de 'espaço' e na 'ação' de 'cidadãos' sobre os 'outros' em uma dada sociedade.
Conclui‑se, assim, que a relação cuidado e cuidador não é um encontro simples; o domicÃlio é um cenário complexo, no qual se torna quase impossÃvel homogeneizar ações e práticas de saúde. Palavras-chave: psicologia hospitalar; assistência domiciliar; care; cuidadores; psico‑oncologia.
A amostra foi composta por dez sujeitos: cinco cuidadores de pacientes com câncer e cinco cuidadores de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC).
Estudos sobre as tarefas do cuidador e o impacto do cuidar em sua saúde mostram que esses costumam apresentar sintomas fÃsicos – como hipertensão arterial, diabetes, dores lombares – e a condição emocional mais frequente é a depressão.
HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR cisa ser respeitado em todas as postas mais consistentes e mais dessas possibilidades, terá a capa- situações. O que ocorre, entre- profundas.
Como escolher um bom corte de cabelo?
Como fazer para tirar o sal do peixe?
Como saber se você está em um sonho?
Como desativar som de uma guia?
O que fazer com maracujá verde?
Como tirar o celular do modo Pulse?
Quanto tempo o hoverboard demora para descarregar?
Qual é a melhor marca de memória RAM?
Como saber se é um amigo de verdade?
É possÃvel saber se o feto está morto dentro de você?
Como saber se a pessoa me deseja?
Pode dar dipirona para gato com febre?
Porque o maracujá fica murcho?
Como saber qual tom de batom combina comigo?
Qual a melhor idade na vida de um homem?
Como iniciar objetivos especÃficos?
O que significa quando o bebê entra em sofrimento?