É possível cumular pedidos na petição inicial?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(66 votos)


É possível cumular pedidos na petição inicial?

É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão. ... I - os pedidos sejam compatíveis entre si; II - seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.

É possível cumular pedidos?

De maneira geral, a lei a permite que haja a cumulação de pedidos quando as demandas estão relacionadas entre si, contanto que se justifique um julgamento conjunto, seja por economia processual, seja para evitar a desarmonia dos julgados.

Quais são os requisitos para a cumulação de pedidos?

§ 1o São requisitos de admissibilidade da cumulação: I - que os pedidos sejam compatíveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.



O que é a cumulação de pedidos?

Cumulação de pedidos: Cumulação própria: quando se formulam vários pedidos, pretendendo-se o acolhimento simultâneo de todos eles. Pode ser simples ou sucessiva. - Simples: quando as pretensões podem ser analisadas uma independentemente da outra.

Quais ações podem ser cumuladas?

Formulando o autor mais de um pedido, contra o mesmo ou diferente réu, ocorre cumulação de ações materiais, tenham, ou não, idêntica causa de pedir. Não se confundem pedido com cumulação. ... Não há um consenso entre os doutrinadores sobre a classificação das espécies de cumulação de pedidos.

O que deve ter na petição inicial?

São oito os requisitos estruturais da petição inicial.

  1. 1 - ENDEREÇAMENTO. É primeira informação que consta da inicial (art. ...
  2. 2 - QUALIFICAÇÃO DAS PARTES. ...
  3. 3 - CAUSA DE PEDIR. ...
  4. 4 - PEDIDO. ...
  5. 5 - OPÇÃO SOBRE A AUDIÊNCIA INICIAL. ...
  6. 6 - REQUERIMENTO DE PROVAS. ...
  7. 7 - VALOR DA CAUSA. ...
  8. 8 - ASSINATURA DO ADVOGADO.


O que é cumulação eventual de ações?

Na cumulação eventual, também chamada subsidiária (e foi essa a denominação preferida pelo art. 326 do CPC/15), o autor formula pedidos em ordem de preferência. Ele quer que seja atendido o primeiro pedido formulado. Se isso não for possível, passa o magistrado ao exame do segundo, do terceiro e assim sucessivamente.

São requisitos da cumulação de pedidos no NCPC exceto?

Somente é possível a cumulação de pedidos, desde que atendidos os seguintes requisitos: que os pedidos sejam compatíveis entre si, seja competente o mesmo juízo e, por fim, haja a identidade de procedimentos. Confira um artigo neste link, no qual falo mais detalhadamente de como ocorre a cumulação de pedidos.

São requisitos de admissibilidade da cumulação de pedidos exceto?

São requisitos de admissibilidade da cumulação, EXCETO:



O que a cumulação caracteriza quanto a ação?

A cumulação sucessiva se caracteriza pela existência de uma relação de subordinação entre os dois pedidos: do segundo em relação ao primeiro. ... Diz-se que um pedido é prejudicial ao outro quando o julgamento (mérito) do primeiro deles consiste num antecedente lógico em relação à resolução do mérito do que lhe sucede.

Por que a petição inicial pode ser elaborada?

Contudo, em sede dos Juizados Especiais, regidos pela Lei nº 9.099/95 e na própria Justiça do Trabalho, regida pela CLT, a petição inicial não se reveste das formalidades normalmente exigidas; e por isso, pode ser elaborada, inclusive, oralmente.

Quando se admite a cumulação do pedido?

§ 2o Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se-á a cumulação, se o autor empregar o procedimento ordinário. O corre que neste tipo de pedido a presença da pluralidade dos credores, já que os mesmos são titulares da obrigação indivisível no Art. 328, do NCPC.

Qual a admissibilidade da cumulação do pedido?

Segundo a admissibilidade da cumulação do pedido, é quando em um processo contra o mesmo réu se acumula vários pedidos, sendo que o (autor) pode cumula-los sem assinalar sua preferencia por um em específico, ainda que entre eles não haja conexão.

Qual a finalidade da cumulação eventual de pedidos?

A cumulação eventual de pedidos encerra o intuito do autor de ter acolhida uma de duas ou mais pretensões deduzidas, apresentadas em ordem de preferência, que há de ser considerada pelo magistrado no julgamento da demanda.



Outras questões

Como funciona o limite investido do Banco Inter?

Como se alegrar na tribulação?

Qual a função do oficial da Marinha?

Como tomar o Complexo B para engordar?

Onde encontra homens ricos?

O que a cor vermelha simboliza na cultura oriental?

Como proteger o mamilo na corrida?

Quem tem alergia à proteína do leite pode comer margarina?

O que é o processo de decantação?

Quem se forma no IME?

Quais são os dois tipos de artes visuais?

O que é o adicional de horas extras?

Quantas abelhas morrem por ano no Brasil?

Quanto vale 1.000 visualizações no YouTube?

Quanto é uma colher de chá?

Com quantos meses os bebês começam a falar?

O que é o holocausto?

When does tft come out?

O que é preciso para registrar um imovel?

O que é habeas corpus?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com