Os chamados “drives de dobra” já foram propostos, mas muitas vezes dependem de sistemas teóricos que violam as leis da física. Isso porque, de acordo com a teoria geral da relatividade de Einstein, é fisicamente impossível que qualquer coisa viaje mais rápido do que a velocidade da luz.
Precisaríamos, portanto, de energia infinita para continuar a aceleração até atingir os 300 000 quilômetros por segundo. Além disso, ninguém gostaria de tornar-se um corpo super-massivo, capaz de atrair todos os objetos do espaço, como um autêntico buraco negro.
Nenhum objeto consegue ultrapassar 1,08 bilhão de km/h – a velocidade da luz no vácuo – porque todos os corpos ganham massa conforme sua rapidez aumenta.
A distância comóvel da Terra até a borda do universo visível é de cerca de 45.7 bilhões de anos-luz em qualquer direção; este é o raio comovente do universo observável. Isso é maior do que a idade do universo ditada pela radiação cósmica de fundo.
No contexto deste artigo, FTL se refere a transmitir informação ou matéria a uma velocidade mais elevada do que "c", uma constante igual à velocidade da luz "no vácuo", 299.792.458 metros por segundo.
Se você sempre quis saber como ela se aplica para valer, o caso da velocidade da luz é o melhor exemplo. A fórmula diz que a quantidade de energia (E) que um objeto contém é igual à sua massa (M) multiplicada por um número que equivale ao quadrado da velocidade da luz (C2).
Em teoria, nada pode viajar mais rápido que essa velocidade, mas o que aconteceria se conseguíssemos alcançar ou superar a velocidade da luz? Se você pudesse viajar à velocidade da luz, você poderia circular o planeta Terra aproximadamente sete vezes e meia em apenas um segundo.
A verdade é que esse efeito só é perceptível quando a velocidade é muito, muito alta. Imagine que você pudesse correr a 1,07 bilhão de km/h, o equivalente a 99,9% da velocidade da luz. A essa rapidez estonteante, sua massa cresceria espantosamente: um corpo de 80 quilos, digamos, passaria a ter quase 2 toneladas!
Nenhum objeto consegue ultrapassar 1,08 bilhão de km/h – a velocidade da luz no vácuo – porque todos os corpos ganham massa conforme sua rapidez aumenta. À primeira vista, essa idéia parece absurda: como é possível ficarmos mais pesados à medida que nos movimentamos mais rápido?
Qual é a raça de cavalo mais dócil?
Qual a legislação que regulamenta o transporte de produtos perigosos?
Qual a diferença entre as televisões?
Quais criptomoedas posso comprar na Binance?
Qual a primeira fábrica de chocolate no Brasil?
Qual o shampoo que pode ser usado diariamente?
Como contar automaticamente no Excel?
O que é mistura racêmica exemplo?
Como funciona a comunicação de venda?
Qual foi o primeiro dinossauro a ser descoberto no Brasil?
Qual é a alimentação dos equinodermos?
Como saber se estou com problema de circulação nas pernas?
Qual objetivo de trabalhar pintura na educação infantil?
Qual a origem do símbolo do infinito?
O que é ser uma pessoa sarcasmo?
Como conseguir fragmento prismático?
Quais são as principais vulnerabilidades dos sistemas de informação?