É possível ampliar o rol de direitos fundamentais por meio de emenda constitucional?

Pergunta de Nuno Artur de Moreira em 30-05-2022
(56 votos)

Sim, pois a Constituição Federal , noart. 60, § 4º apenas veda a aprovação de Emenda cuja tendência seja a de abolir cláusula pétrea já existente, o que nos faz concluir que não há óbices à edição de Emenda que vise ampliar esse núcleo imodificável constitucional.

É possível alterar os direitos fundamentais?

60, §4, mas também implícitas, como por exemplo, não é possível uma emenda que exclua o par 4º do art 60. Assim, os Direitos e Garantias Individuais poderão ser modificados, desde que tal mudança implique na ampliação de direitos, jamais para suprimir ou estabelecer condições não impostas pelo Constituinte Originário.


Pode haver uma PEC que limita direitos fundamentais?

Não! Está previsto no texto constitucional em seu art. 60, § 1 que durante a vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio, a Constituição não poderá ser emendada, por exemplo. É o que chamamos de “limitações circunstanciais”.

É possível emenda à Constituição que restrinja cláusulas pétreas desde que não atinja seu núcleo essencial?

Ao ler o artigo 60, § 4º, da CF, há a compreensão da interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal e conclui-se que no Brasil é possível a emenda à Constituição que modifique as matérias constantes das cláusulas pétreas.

Tem como mudar uma cláusula pétrea?

Dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º.

Direito Constitucional - Emenda Constitucional


29 curiosidades que você vai gostar

O que são cláusulas pétreas e por que não podem ser alteradas?

Cláusulas pétreas são limitações jurídicas que não podem ser alteradas como as que garantem direitos individuais e a formação do Estado. São 4 incisos intocáveis: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.

Tem como mudar a Constituição?

No Brasil, as alterações do texto constitucional têm início com uma propostas de emenda à Constituição (PEC), conforme previsão do art. 60 da Constituição Federal de 1988. ... O Regimento Interno da Câmara dos Deputados não se manifesta quanto ao exame de admissibilidade de emendas a proposta de emenda à Constituição.

O que não pode ser objeto de emenda constitucional?

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

É possível haver emenda constitucional para ampliar um direito individual?

Sim, pois a Constituição Federal , noart. 60, § 4º apenas veda a aprovação de Emenda cuja tendência seja a de abolir cláusula pétrea já existente, o que nos faz concluir que não há óbices à edição de Emenda que vise ampliar esse núcleo imodificável constitucional.



Outras questões

Como tirar 2 via boleto INSS?

O que é desapareceu?

Como conseguir dinheiro pelo WhatsApp?

Qual o conceito de competência organizacional?

É possível tirar o visto americano estando em outro país?

Qual o melhor programa para converter vídeos em MP3?

O que é um estorno de lançamento?

Quais os tipos de manchas?

Qual o mal que o abacate faz?

O que são os jogos escolares?

Qual o consumo de um estabilizador ligado?

O que é alimentação cultural?

Em que ano foi criado a caneta esferográfica?

O que são programas de duração continuada?

O que é pragmático exemplos?

Qual a diferença entre produtor e fornecedor?

O que uma pessoa sente antes de desmaiar?

Quanto a Amil paga ao médico?

O que é defeito de representação?

O que precisa para processar um síndico?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com