É possível a desconsideração da personalidade jurídica de ofício?

Pergunta de Ema Vicente em 31-05-2022
(57 votos)

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica não pode ser instaurado de ofício pelo juiz, devendo haver pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.

Pode o juiz decretar de ofício a desconsideração da personalidade jurídica?

O artigo 50 do Código Civil não autoriza que o magistrado decrete, de ofício, a desconsideração da personalidade jurídica. O pedido sempre deve partir da parte ou do Ministério Público (nos feitos em que este tenha que intervir).


Em que casos pode ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica?

Art. 28 do Código de Defesa do Consumidor: “O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Qual a teoria adotada pelo CDC para desconsideração da personalidade jurídica?

Adotada pelo CDC, a Teoria Menor da desconsideração da personalidade jurídica é uma teoria ampla, mais benéfica ao consumidor, pois não exige prova da fraude ou do abuso de direito. Nem é necessária a prova da confusão patrimonial entre os bens da pessoa jurídica e física.

Quando posso pedir a desconsideração da personalidade jurídica na inicial?

Acerca do tema, escreve Humberto Theodoro Junior: “Na hipótese de a desconsideração da personalidade jurídica ser requerida nos autos da execução ou durante o cumprimento de sentença, mesmo quando a formulação do pedido se der na própria petição inicial ou no requerimento do cumprimento da sentença, será sempre ...

Desconsideração da Personalidade Jurídica - Hipóteses de Desconsideração


45 curiosidades que você vai gostar

Como pedir a desconsideração da personalidade jurídica na execução?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado mediante petição endereçada ao juiz do processo ou ao relator do recurso, requerendo a sua instauração e demonstrando o preenchimento de todos os pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica, conforme § 4º do ...

Qual a única hipótese em que o manejo do incidente de desconsideração de personalidade jurídica da pessoa jurídica é dispensado?

§ 2o Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

O que é a teoria Maior da desconsideração da personalidade jurídica?

O ordenamento jurídico adotou a teoria maior da desconsideração da personalidade jurídica a qual exige prova do desvio de finalidade da sociedade ou a confusão patrimonial entre o patrimônio dos sócios e o da sociedade empresária.”

Quanto à aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica?

A teoria da desconsideração da personalidade jurídica, ou doutrina da penetração, busca atingir a responsabilidade dos sócios por atos de malícia ou prejuízo. A jurisprudência aplica essa teoria quando a sociedade acoberta a figura do sócio e torna-se instrumento de fraude. A fraude não se presume".

O que diz o artigo 50 do Código Civil?

"Art. 50. As pessoas jurídicas têm existência distinta da de seus membros. Parágrafo único.

Em que situação ocorre a desconsideração da personalidade jurídica e qual a consequência jurídica?

A desconsideração da personalidade jurídica ocorre quando uma sociedade possui limitação de patrimônio dos seus sócios, no entanto, ainda assim, a personalidade jurídica da sociedade é desconsiderada para que o patrimônio dos sócios sirva para quitar as obrigações da sociedade.

Para que se justifique a desconsideração da personalidade jurídica é necessário que esteja presente?

A desconsideração da personalidade jurídica permite superar a separação entre os bens da empresa e dos seus sócios para efeito de determinar obrigações. ... A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

Quais os requisitos para a desconsideração da personalidade jurídica pela sua teoria menor?

A Teoria Menor, por sua vez, não exige a prova de fraude ou de prática abusiva, muito menos requer a prova de confusão patrimonial entre os bens da pessoa jurídica e física, basta apenas uma mera prova de insolvência da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações (BRAGA NETTO; Felipe Peixoto, 2015, p.

Como se defender da desconsideração da personalidade jurídica?

O sócio em sua defesa deverá atacar a ausência dos requisitos autorizadores para a desconsideração da personalidade jurídica, posto que uma vez afastada, será ele o garantidor da execução ou do cumprimento de sentença, sendo julgado procedente o pedido da parte autora, ou seja, haverá um redirecionamento da execução.

É possível a venda do bem pelo sócio antes da desconsideração da personalidade jurídica sem que haja o redirecionamento da execução para a pessoa física?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a venda de bens pessoais por parte de sócio de empresa executada não configura fraude à execução, desde que a alienação ocorra antes da desconsideração da personalidade jurídica da sociedade.

Qual a base teórico jurídica para se justificar eventual deflagração ex officio do procedimento da desconsideração da personalidade jurídica nas relações de consumo?

A Teoria Menor, respaldada pelo § 5º do artigo 28 do CDC, preleciona que, a mera insolvência da pessoa jurídica pode justificar a desconsideração, quando for óbice ao ressarcimento dos prejuízos sofridos pelos consumidores.

Quanto a teoria da desconsideração da personalidade jurídica qual a teoria em regra empregada no direito brasileiro?

A desconsideração da personalidade jurídica no Brasil está baseada em duas teorias distintas, denominadas (i) maior e (ii) menor. A teoria maior é mais completa e elaborada, porque efetivamente estabelece a aplicação da desconsideração na hipótese de fraude a credores ou abuso de direito da pessoa jurídica.

É suficiente para aplicação da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica a existência de obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores?

Prevista pelo artigo 28, parágrafo 5º, do Código de Defesa do Consumidor, a teoria menor de desconsideração da personalidade jurídica – segundo a qual poderá ser desconsiderada a personalidade quando ela for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao consumidor – não é aplicável ao gestor que ...

O que é teoria maior e menor?

A teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica é muito menos elaborada do que a teoria maior, pois a sua aplicação pressupõe o simples inadimplemento para com os credores, sem ao menos analisar os reais motivos que levaram a sociedade a deixar de se obrigar perante terceiros.

O que é teoria maior subjetiva?

Teoria subjetiva (teoria maior): o sócio responderá quando preenchidos dois pressupostos: a) os bens da pessoa jurídica sejam insuficientes para o pagamento da dívida; b) haja comprovação de fraude ou de abuso de direito, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial (CC/02, art.

Quais são as teorias e sua consequente fundamentação acerca desconsideração da personalidade jurídica?

A denominada teoria maior da desconsideração da personalidade jurídica aplica a desconsideração com mais cautela do que a teoria menor, como algo realmente excepcional. Por sua vez, a teoria maior pode ser dividida em duas: a teoria maior subjetiva e a teoria maior objetiva.

Qual o momento em que poderá ser manejado o incidente de desconsideração de personalidade jurídica?

28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Quando se aplica o incidente de desconsideração inversa da PJ?

Trata-se de medida excepcional, cabível quando se comprova que o devedor (pessoa física) utilizou-se indevidamente da pessoa jurídica para resguardar bens e valores de seu acervo pessoal, a fim de esquivar-se de seus compromissos financeiros.”

Em qual fase do processo é possível a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

O pedido de desconsideração pode ser formulado em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença, na execução fundada em título extrajudicial e, também (idealmente) na petição inicial (CPC, art. 134, caput).

Qual é o recurso cabível no caso de desconsideração da personalidade jurídica em sede de execução explicite o prazo fundamente?

a) Você foi contratado pelos sócios Felipe Malte e André Malte que lhe perguntam: qual é o recurso cabível no caso de desconsideração da personalidade jurídica em sede de execução? Explicite o prazo. Fundamente. Conforme artigo 897 da CLT, cabe agravo de petição no praz de 8 dias.



Outras questões

Como fazer para rodar Dying Light em PC fraco?

O que posso fazer para substituir o cigarro?

Qual o objetivo de trabalhar textos instrucionais?

Como trabalhar reportagem no 5o ano?

Como achar fotos de uma pessoa na internet?

Como postar uma webcomic?

Qual pigmento posso usar na resina epóxi?

Como trabalhar resiliência com os alunos?

Como consultar CRBM SP?

Como trabalhar a psicopedagogia na escola?

Como descobrir se uma empresa é idônea?

Como Traduzir arquivos PDF e Word em inglês para português?

Como procurar fotos no Windows?

Como ajudar uma pessoa com transtorno de acumulação?

Que tipos de materiais valiosos podem ser retirados em pequenas quantidades do lixo eletrônico?

Como fazer pesquisa na plataforma DeCS?

Porque a henna não pega na minha sobrancelha?

O que é o sinal de Murphy?

Como aprender a navegar no mar?

Como pilotar um helicóptero no GTA 5 para PC?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com