A ileostomia é a exteriorização da parte final do intestino delgado através da pele do abdome. As fezes eliminadas pela ileostomia são mais líquidas do que aquelas que são eliminadas pela colostomia, e ambas são coletadas em uma bolsa plástica adaptada à pele chamada de equipamento coletor.
O caminho do alimento O primeiro passo acontece na boca, quando o alimento é umidificado pela saliva e triturado pelos dentes. ... O produto formado após a digestão do alimento no estômago, que ganha o nome de “quimo”, segue para o intestino delgado, que é dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.
Esses resíduos que sobraram do processo digestivo seguem para o intestino grosso, também por meio dos movimentos peristálticos. A água presente nessa espécie de pasta começa a ser removida, fazendo-a virar um bolo fecal. As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas.
O facto de as fezes permanecerem retidas no intestino grosso (cólon) mais tempo do que o normal, faz com que mais fluido seja absorvido ao nível do intestino, tornando-as mais duras e dificultando ainda mais a sua progressão.
Muitos pensam que fezes são restos de comida que sobraram depois da digestão. Mas, na realidade, o cocô é composto por água (75%) e bactérias (50% a 80% do que não é água). A maioria delas ainda está viva, mas algumas já morreram.
As etapas da digestão. A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.
O tratamento varia de acordo com o grau de obstrução e endurecimento das fezes, podendo ser feito com o uso de laxantes ou remoção manual, que deve ser feito no hospital por um gastroenterologista ou enfermeiro, caso os laxantes não funcionem.
Como é feito o tratamento. O tratamento para o fecaloma tem como objetivo remover a massa endurecida de fezes e, assim, desobstruir o sistema digestivo. Por isso, o gastroenterologista pode indicar o uso de supositórios, lavagens ou realização de lavagens de limpeza com o objetivo de estimular a eliminação do fecaloma.
O fecaloma é mais comum em pessoas idosas e com dificuldade de locomoção, pois os movimentos intestinais são dificultados, não havendo eliminação completa das fezes, que permanecem no organismo e acabam por ressecar e endurecer. Além disso, algumas situações, como Doença de Chagas por exemplo, podem levar à formação de fecalomas.
Qual a indicação do diclofenaco de potássio?
Quanto tempo as cadelas andam gravidas?
O que é sociedade simples exemplo?
Quanto custa um transplante capilar em portugal?
Quais os sintomas de gastrite inflamada?
Qual a importância de Fernando Pessoa?
Quanto Poirier ganhou no UFC 264?
Com quantos meses a barriga começa a endurecer?
O que não pode comer quando está com infecção urinaria?
O que causa fungo nos alimentos?