A conclusão é que tomar um banho, enquanto está chovendo muito, é uma péssima ideia. Mesmo se o chuveiro não for elétrico, os encanamentos também podem ser condutores. A água pode favorecer a condução dessa corrente elétrica e o corpo humano molhado acaba ficando menos resistente à eletricidade.
Não tome banho durante uma tempestade. Não deve tomar banho em chuveiro elétrico durante tempestades. E até mesmo no chuveiro comum os canos vêm da rua. A água é condutora.
Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
44 curiosidades que você vai gostar
Tomar banho de chuveiro elétrico é muito perigoso por causa da canos de metal. A corrente elétrica pode passar pela tubulação.
Um banhozinho rápido em uma chuva leve não faz mal a ninguém! Afinal de contas a chance de ser atingido por um raio é de 1 em 775 mil, quiçá ser atingido no momento do banho…
O choque elétrico ocorre devido as correntes de fuga, que surgem a partir da resistência elétrica do chuveiro. Encanamentos metálicos, ou a própria água conduzem a eletricidade que “escapa” da resistência até o registro, em geral fabricado em material metálico.
De acordo com a pesquisa da Abracopel, grande parte dos acidentes com choques elétricos ocorreram nas residências, local que, teoricamente, as pessoas se sentem mais seguras. Conforme o levantamento, foram dentro dos lares 133 acidentes e 116 mortes. Em 2020, foram 127, ao todo; e, em 2019, 138.
No ano passado, 627 pessoas morreram. Não para de crescer no Brasil o número de acidentes provocados por choques elétricos. A maioria deles acontece dentro de casa. Existe uma série de medidas de segurança que precisam ser seguidas à risca e há dispositivos que são obrigatórios.
De 2013 a 2018, 3.657 pessoas morreram por choque elétrico no Brasil. Isso significa que o país tem 1,67 morte por choque a cada dia! Quando falamos em incêndios por sobrecarga e curto-circuito, eles mais que dobraram, passando de 200 em 2013 para 527 em 2018.
Em 2019, 697 pessoas morreram por conta de acidentes causados por choques elétricos, contra 622 vítimas fatais em 2018.
O chuveiro elétrico é usado somente no Brasil e em alguns poucos países não desenvolvidos, na maioria países africanos. Na maioria dos países as casas possuem algum tipo de aquecimento central a gás ou elétrico.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2020 os choques elétricos somaram 434 ocorrências, que resultaram em 355 mortes em todo o país.
Os municípios que apresentaram o maior número de óbitos em decorrência de choques elétricos são Teresina e Barras com 13 e 4, respectivamente.
Uma das possíveis causas do rompimento da fiação é uma sobrecarga, segundo o perito Epaminondas Barros. Análises complementares ainda são realizadas para confirmar essa possibilidade.
Entre as consequências do choque elétrico, podemos citar formigamentos e até a morte. A corrente elétrica é um fenômeno que pode levar um ser humano à morte. Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui uma corrente elétrica entre eles.
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.
Neste caso para resolver o problema deve-se primeiramente ligar o cabo de terra do seu chuveiro no sistema de aterramento de sua residência. A melhor opção para a resolução é construir um sistema adequado de aterramento para sua casa.
Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.
Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos. Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar.
Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.
Apesar do mito popular que diz que ser atingido por um raio é um evento improvável, as estatísticas mostram que isto ocorre frequentemente. Em muitas áreas do mundo, os raios são a segunda maior causa de morte e lesões relacionadas a tempestades, perdendo apenas para as enchentes.
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Que lingua se fala na tunisia?
Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?
Como a contabilidade pode servir de instrumento de gestão para tomada de decisão nas empresas?
Quanto custa um Scania 540 0km?
Qual a relação da ciência com a religião?
O que é fuga é esquiva exemplos?
O que representa o galo na Maçonaria?
Qual o produto que uso para combater fungos da plantacao de alfaces?
O que não se mede não se pode melhorar?
Qual é melhor Cambridge ou Harvard?
Qual o foco principal da Higiene Ocupacional?
Quais são os principais fatores de sucesso de um projeto?
Como circula a corrente alternada?
Tem veneno no espinho do baiacu?