O Conselho Britânico de Acunputura (BAcC, na sigla em inglês) diz que a ventosaterapia não é dolorida e que as marcas vermelhas deixadas sobre a pele são causadas pelo sangue sendo puxado para a superfície e pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos.
O tempo de duração varia entre 5 e 15 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 8 sessões realizadas 1 vez por semana durante 8 semanas consecutivas.
Para que a terapia de ventosas é usada? “Geralmente, ela é usada para tratar a dor crônica – dor nas costas e dores de cabeça, em particular”, aponta Parikh. “Ela serve para livrar a dor musculoesquelética, que muitas vezes é uma manifestação física do estresse crônico”, acrescenta.
A ventosa é uma excelente ferramenta e não há contraindicações para o uso diário; salvo quando há problemas circulatórios, feridas no local e alguma outra comorbidade que possa dificultar a cicatrização, como a diabetes, por exemplo.
Cada marca de ventosa possui um significado, uma cor mais escura como roxa revela uma estase severa e demonstra que aquela região tem uma menor oxigenação no sangue e acúmulo maior de toxinas.
"Dependendo do caso, pode não apenas não trazer benefícios, mas causar efeitos prejudiciais, como no caso de peles muito finas, infecções e fraturas no local da aplicação, pele com muitas varizes e pacientes com trombose."
Pode fazer exercícios sim. Não há contra indicação, porém o mais indicado é realizar a ventosateraoia após a prática de exercícios já que um dos objetivos da aplicação é relaxar a musculatura e melhorar circulação sanguínea.
Cada marca de ventosa possui um significado, uma cor mais escura como roxa revela uma estase severa e demonstra que aquela região tem uma menor oxigenação no sangue e acúmulo maior de toxinas.
A ventosa “chama" o sangue para a região dolorida ou inflamada a ser tratada, enquanto a sangria, por meio de agulhas, expulsa o sangue da área lesionada, trazendo novo sangue para ela.
Para o tratamento com ventosas deve-se deixar a área a ser tratada descoberta e aplicar um óleo ou creme hidratante na pele, para permitir que as ventosas deslizem pela pele. A seguir deve-se colocar as ventosas na área de tratamento. As 3 formas mais comuns de aplicar as ventosas no corpo são com:
Existem diferentes técnicas de aplicação das ventosas que podem ser utilizadas de acordo com o diagnóstico e função terapêutica: ventosa flash, fixa, móvel, com agulha e sangria.
A terapia através do vácuo da ventosa, permite diminuir a pressão atmosférica sobre a pele, criando uma pressão negativa que por sua vez ativa o movimento das células.
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam: Fratura no local a ser tratado. Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica.
Quem são os recrutas do exército?
O que afirma a Constituição Federal de 1988 sobre o estado democrático?
O que ensina o Evangelho de João?
Quais são os sintomas de rompimento do ligamento do tornozelo?
Quais são as maiores críticas em relação ao FMI?
Como saber se eu quebrei o dedo mindinho do pé?
Como superar a perda de dinheiro?
O que é bom para desinchar os olhos de choro?
Como saber se quebrei o maxilar?
Qual a melhor forma de atualizar drivers?
Qual a principal característica do FGC?
Quanto tempo antes a empresa deve avisar as férias coletivas?
Qual matéria Dumbledore lecionava em Hogwarts?
O que devo saber antes de colocar implante de silicone?