Durante as atividades físicas, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e a atividade do estômago é diminuída. Quanto maior o esforço muscular, mais sangue é desviado do estômago para os músculos, o que causa o enjoo.
Segundo Páblius Staduto Braga, médico do esporte do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho, não é incomum que, após atividades físicas muito intensas, o atleta tenha a sensação de enjoo e até vomite.
“Mais comumente, o 'mal-estar', referido após os exercícios, está relacionado à hipotensão [queda de pressão] por diminuição dos reflexos que controlam a pressão arterial, como dor intensa, tosse, estresse emocional, respiração forçada quando carrega peso, desidratação, atividades físicas intensas, uso de diuréticos, ...
A forma mais fácil de prevenir: planeje bem suas refeições pré-treino. Não beba água ou outros líquidos por 10 a 15 minutos antes do treino, embora tenha certeza que você esteja hidratado para realizá-lo, já que a desidratação pode reduzir o volume sanguíneo e causar o problema no fluxo sanguíneo mencionado acima.
Efeitos colaterais comuns de pré-treinos
A hipotensão pós-exercício é definida como uma redução da pressão arterial após a prática de uma sessão de exercício, ou mesmo após um período de treinamento.
Um reflexo do organismo é disparado e pode ocorrer queda da pressão e da frequência cardíaca, levando ao desmaio. É uma causa benigna e não impede que o atleta continue a praticar exercício físico, após seguir algumas recomendações preventivas.
Isso pode ocorrer pois uma mudança simples de posição é um fator que pode interferir na sua pressão arterial e levar a tonturas e/ou desmaios. Essa queda de pressão provocada pela mudança de posição é chamada de hipotensão ortostática (HO) ou hipotensão postural.
Para evitar a hipoglicemia no final do exercício, o corredor deve:
O que fazer em caso de ânsia de vômito? Quando a pessoa está com náusea, a primeira coisa que deve fazer é sentar-se e permanecer quieta. Ficar andando de um lado para outro pode piorar o enjoo.
Frutas que diminuem ânsia de vômito. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, alimentos mais cítricos aumentam a acidez e facilitam a digestão, evitando assim o enjoo e a vontade de vomitar. Alguns exemplos de boas frutas cítricas para consumir são: limão, laranja, tangerina, acerola, entre outras. Sensay/shutterstock.
A ânsia de vômito na gravidez normalmente não resulta em vômito, mas deve ser informada ao obstetra caso seja frequente. Conheça os 10 primeiros sintomas de gravidez.
A prática de exercícios físicos de forma intensa, principalmente quando a pessoa não está habituada, pode levar à ânsia de vômito e, muitas vezes, ao vômito.
Como desativar as teclas F1 F2 f3 do notebook Dell?
Quanto custa um ensaio de SPT?
Como saber se o queijo branco está bom?
Qual é o estado que mais produz soja no Brasil?
Qual o melhor colírio para quem tem diabetes?
Quem quer emagrecer pode comer ameixa?
Quais são os tipos de Solfejos?
O que significa o valor do desvio padrão?
Como colocar biometria no Google?
Qual o homem mais rico do mundo em 2021?
Quantos doces para 30 pessoas?
Quais são as etapas de um processo cível?
Como deve ser praticados os esportes de aventura?
O que devo tomar para o fígado?