Quem tem o costume de fazer escova progressiva no cabelo, sabe o quanto é incômodo o surgimento daquelas casquinhas brancas no couro cabeludo após o procedimento. Essa descamação, chamada de caspa, pode durar dias, causando uma série de desconfortos na região, como coceira e vermelhidão.
“O que também pode ocorrer é a hipersensibilidade ao produto causar uma reação inflamatória, e o cabelo cair, ou alérgica, e a pessoa sentir muita coceira no couro cabeludo”, alerta a dermatologista Samantha Kelmann, do Hospital 9 de Julho.
Livre-se da coceira no couro cabeludo com 8 remédios caseirosBicarbonato de sódio. Esta é uma das dicas mais fáceis! ... Abacate e banana. Além de aliviar a coceira, este tratamento também é ótimo para hidratar os fios. ... Vinagre de maçã ... Hamamélis. ... Suco de limão. ... Óleo de Melaleuca (tea tree oil) ... Óleo de Jojoba. ... Babosa.
Sinais de intoxicação por formolIrritação da pele, que pode ser percebida por meio de vermelhidão, dor, ardor e descamação;Irritação dos olhos, havendo lacrimejamento excessivo, conjuntivite e visão embaçada;Irritação das vias respiratórias, o que pode resultar em edema pulmonar, irritação no nariz;
Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo, que pode ir se acumulando nos fios, tornando-os cada vez mais lisos.
25 curiosidades que você vai gostar
Conhecendo a fórmula da progressiva sem formol
O principal ativo usado nesses novos produtos alisantes é o tioglicolato de amônia, que consegue amolecer a fibra capilar e deixá-la flexível, tornando muito mais fácil e eficaz o processo de alinhamento e redução de volume.
A Escova Progressiva sem Formol garante um alisamento mais seguro à saúde capilar! Se por um lado a Escova Progressiva com formol apresenta um certo risco ao bem-estar das madeixas, a Escova Progressiva sem formol, por sua vez, oferece um alisamento 100% seguro à saúde capilar.
A alergia pode provocar dermatite seborréica, que costuma regredir com o tempo. Caso não haja melhora, é necessário recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. É importante saber qual produto será usado no procedimento.
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
Aplique uma pequena quantidade do produto sobre a pele região e aguarde 30 minutos. Em seguida, lave e aguarde 24 horas para observar se não há nenhuma reação como irritação, vermelhidão, alergia. Caso exista alguma sensibilidade, não use o cosmético.
Tratamentos como escova progressiva, relaxamento, alisamento, descoloração e coloração utilizam produtos fortes que, quando não são administrados da forma correta, podem ferir a região do couro cabeludo e causar queimadura química e danos aos fios.
As Melhores ProgressivasEscova Progressiva Zap All Time Orgânica.Escova Progressiva Tyrrel Oxireduct.Salvatore Escova Progressiva Blue Gold.Prohall Progressiva Select One Sem Formol 1 Litro.Escova Progressiva Sem Formol Itallian Trivitt Liss.
“É só pegar o papel, pingar uma gota do produto, ele vai dar uma cor e se for uma cor roxa, no caso, vai dizer que tem formol. Então, você sabe que naquele produto tem formol”, explicou Guilherme Bandeira, aluno de doutorado.
Formol em excessoZap All Time (32 vezes acima do permitido);G Hair Alemã (29 vezes acima do permitido);Madamelis (27 vezes acima do permitido);Maria Escandalosa (24 vezes acima do permitido);Etnik Strait Therapy (22 vezes acima do permitido);Maria Glamurosa (21 vezes acima do permitido);
A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo, como também pode causar desde irritação no couro cabeludo e nos olhos, como ainda reações alérgicas mais graves e problemas respiratórios, pela presença do formol.
Por que não fazer escova progressiva? Existem vários motivos. Um deles é que a grande maioria dos cabeleireiros compram o produto clandestino e não têm a garantia do fabricante – caso aconteça alguma reação mais forte, como queda, feridas no couro cabeludo etc, não tem como reclamar. É um produto muito tóxico.
O período de tempo até ao início dos sintomas após a aplicação do produto pode variar entre minutos "hipersensibilidade de tipo imediato") e até 1 ou mesmo 2 dias ("alergia de contacto", por exemplo, reação ao níquel em determinados materiais).
“É uma reação alérgica muito grave, que [ocorre] em minutos ou segundos, com a grande liberação de uma substância chamada histamina”, explica Damaris. Os sintomas incluem inchaço na pele e nas vias respiratórias, náuseas e vômitos. Casos extremos podem levar à morte.
A desprogressivação é um dos assuntos mais comentados do momento nos salões de beleza. A novidade é indicada principalmente para quem deseja “desintoxicar” o cabelo do processo da escova progressiva, removendo resíduos de substâncias como o formol, que prejudica a fibra capilar e causa ressecamento nos fios.
As técnicas que alisam os cabelos de forma definitiva, lançam mão de ativos que alteram a estrutura interna da fibra capilar, a maioria a base de hidróxido de sódio, de guanidina, e cálcio e o tioglicolato de amônio.
Cabelos lisos e saudáveis, a Escova Progressiva Naturale é 100% orgânica e possui como princípio ativo blends de ácidos cítricos orgânicos e blends de aminoácidos, rico em nutrientes, a escova progressiva é compatível com todos os tipos de químicas e colorações, inclusive cabelos com químicas como henê.
Quer aquele cabelo liso mas não deseja recorrer a produtos com formol em sua fórmula? Nossa escova progressiva Yentox é um alisamento sem formol e que fornece tratamento profundo aos fios.
Quando está na forma líquida, o formaldeído pode ser chamado de formol. Existem muitos sinônimos para o formaldeído: formalina, metil aldeído, metileno glicol, óxido de metileno, metanal, morbicida, BFV, formalite, aldeído fórmico, Yde, Ivalon, Karsan, Lysoform, oxometano e oximetileno.
Quando uma amostra possui formol, geralmente é formada uma cor levemente roxa, semelhante ao frasco b da Figura 1.
Desde 2009 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faz alertas sobre os riscos do uso de formol nos processos químicos em salões de beleza. Mas, por ser um produto barato e fácil de encontrar, muitos profissionais não dão ouvidos aos alertas e continuam usando o produto, que recebe o nome de formaldeído.
Quais os efeitos colaterais do Blue Life?
Como o Konohamaru aprendeu o Rasengan?
Quais os investimentos públicos que devem ser efetuados na educação?
Quanto tempo demora o degelo Prático?
O que significa estado onírico?
Como declarar o Carnê-leão 2021?
Como dizer contas de matemática em inglês?
Quais os direitos do consumidor protegidos pelo Procon?
Como kambô consegue fortalecer nosso sistema imunológico?
Como fala da licença em francês?
O que o homem tem feito para modificar a paisagem?
Como se chama queimada em outros estados do Brasil?