Continue a ler. A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal varia entre 60 e 100 batimentos por minuto. Porém, os batimentos do coração podem oscilar com a idade, atividade física ou a presença de doenças cardíacas.
Alguma variação de frequência cardíaca é o padrão normal e é um indicativo de um sistema nervoso autônomo equilibrado. Podem ocorrer arritmias em pessoas com a descrição acima, por exemplo, um batimento extra, mais precoce, chamado de extrassístole.
O ritmo normal do coração oscila entre 50 e 90 batimentos por minuto. Quando a frequência fica abaixo (bradicardia) ou acima (taquicardia) destes índices, o paciente é diagnosticado com arritmia cardíaca. Geralmente, surgem sintomas como palpitações, tonturas, desmaios, dores no peito e falta de ar.
Quando a pessoa está em movimento, regula-o para que haja aumento da frequência. Isso explica por que a frequência do coração pode variar tanto num mesmo dia. Às vezes, ela é muito alta. O coração bate mais depressa e a pessoa pode sentir palpitações.
Saiba reconhecer os sintomasTaquicardia (também conhecida como palpitação ou batimento acelerado: mais que 100 batimentos por minuto)Cansaço.Dificuldade para se exercitar.Falta de ar.Tontura.Dor no peito.Síncope (perda transitória da consciência com recuperação espontânea)
25 curiosidades que você vai gostar
Se notar batimento cardíaco irregular, rápido, ou batimento extra e não houver histórias de doenças do coração em sua família, o problema pode estar relacionado ao consumo de cafeína, fumo, estresse emocional e/ou uso de certos medicamentos.
"Usualmente, a arritmia tem uma característica que diferencia da ansiedade: quando o coração dispara, tem taquicardia. Esse disparo é muito súbito e, quando volta ao normal, também volta de forma muito súbita. Já na ansiedade esse aumento e retorno à normalidade é mais gradual.
O índice mais baixo dos batimentos cardíacos acontece devido a um conjunto limitado de modificações na forma de onda do potencial de ação – o sinal elétrico que é gerado pelas células. As modificações são provocadas pela alteração do comportamento de alguns canais de íons nas membranas das células mais velhas.
O envelhecimento aumenta a rigidez da parede torácica, diminui o fluxo sanguíneo através dos pulmões e reduz a força dos batimentos cardíacos. O índice de frequência cardíaca máxima por minuto diminui ao avançar a idade, visto que o coração bombeia mais sangue por batimento para compensar a diminuição desse índice.
Como enfeitar quarto de casal simples?
Como organizar rack de servidor?
Como organizar os exercícios físicos?
Como organizar quarto pequeno menino e menina?
Como organizar meu provedor de internet?
Qual a hipótese para a formação de uma organela geradora de energia?
Como fortalecer o músculo Pelvico?
O que fazer para fortalecer a raiz do cabelo?
Quem tem artrose pode fazer agachamento?
Como instalar AutoCAD 2004 no Windows 7 64 bits?
Como fazer um HD externo funciona no Mac e no Windows?
Como citar um trecho de um artigo?
Como fortalecer o assoalho pélvico na gravidez?
Como alongar o músculo tibial anterior?
O que é bom para respirar melhor?
Como fazer a formatação do sumário no Word?
Como fortalecer o músculo trapézio?