Tem muitos carros na rua. ... - muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.
Muitas das vezes ou muitas vezes
Com esse tipo de uso, é um vício de linguagem. Como não há uma determinação da quantidade de vezes, é incorreto dizer: Já fiz essa receita de bolo muitas das vezes. Assisti a esse filme muitas das vezes quando era criança.
Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere. Em outras palavras, se “gente” é feminino e plural, emprega-se “muita”, por ter igual flexão.
26 curiosidades que você vai gostar
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Que acontece com muita frequência: 1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.
Quando não há um conjunto preexistente, ou quando ele é amplo demais, a locução “muitas vezes” vira um simples sinônimo de “frequentemente, de forma assídua ou repetida”, e nesse caso a preposição de passa de elemento funcional a partícula expletiva – e, convenhamos, um tanto pedante e viciosa.
1 em tese, teoricamente, na generalidade, por via de regra, quase sempre, Ao que tudo indica, em princípio, em geral, de modo geral, via de regra, geralmente, usualmente, comumente, em regra, normalmente.
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.
Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
a) «na maioria» é expressão de valor adverbial seguida de um complemento preposicional: «na maioria das vezes/da população...»; b) «na sua maioria» ocorre como expressão adverbial, logo após a expressão nominal a que se refere: «A população, na sua maioria, receia o desemprego.»
A maioria: 1 maioria, maior número, o mais, generalidade, geral, pluralidade, multiplicidade, massa, grosso, comum.
Sinônimo de sociedade comunidade, coletividade, corpo social, povo. ... associação, grupo, agrupamento, grêmio, agremiação, clube, centro, círculo, corporação, confraria, congregação, liga, irmandade, assembleia, sodalício, junta.
1 momentos, ocasiões, ocorrências, oportunidades, circunstâncias, instantes, tempos, épocas, chances, ensejos, feitas.
Que se repete muitas vezes: 1 reiterativo, reiterado, recorrente, frequente, constante, contínuo, continuado, seguido, amiudado, insistente, reincidente, repetitório, iterativo, frequentativo, crebro.
16 sinônimos de várias para 1 sentido da palavra várias: Muitas: 1 muitas, bastantes, diversas, inúmeras, numerosas, tantas, diferentes, variadas, múltiplas, abundantes, copiosas, profusas, fartas, algumas, certas, umas.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!
Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.
Gramática. A metade, juntada a mais um, constitui a maioria; a grande maioria seria muito mais que isso, portanto a expressão não pode ser considerada um pleonasmo. ... O pleonasmo.
Sim. Maioria é metade mais um. Às vezes, a diferença é bemmmmmmmm maior. Trata-se de grande maioria.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Uma explicação provável para a pronúncia muinto é que o m, embora vindo antes e não depois das vogais, tenha exercido uma influência de nasalização, como também em “mãe” e “minha”.
Como ganhar sorteios do Skoob?
Como baixar mídia digital no Xbox?
Como ter muitas fichas no PokerStars?
Como mudar o nome da conta do Yahoo?
Como fazer um boletim de ocorrência de placa clonada?
Como reconquistar o amor perdido PDF?
Como instalar jogos da Epic no HD externo?
Como identificar uma pessoa com depressão?
Como reconhecer um vínculo empregatício?
Como recorrer multa de trânsito municipal?
Como saber se é filha de Iemanjá?
Como recorrer uma multa da Polícia Rodoviária Federal?
Como fazer recomendação de adubação e calagem?
Como funciona uma campainha de tímpano?
Como realçar olhos verdes no dia a dia?
Como reconquistar ex Depois de muito tempo?
Como fazer um recurso administrativo para o Detran?