É certo dizer "mais grande" ou "mais pequeno"? É certo somente quando nos referimos a duas qualidades de um mesmo ser. Exemplos: "Esta casa é mais grande do que confortável".
S.O.S. PORTUGUÊS
"Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim". Por isso, falamos "Marcelo é maior que Márcio" e "Roberta é menor que a irmã".
Portanto, em todas as outras situações, ou seja, «quando se comparam qualidades de dois seres ou objetos, não se deve dizer "mais bom", "mais mau" nem "mais grande", mas, sim, as formas especiais melhor, pior e maior» ( <iidem< i=""> idem). Exemplos: «Esta casa é maior do que a da minha irmã.»
adjetivo Superior; que está acima de outro; que supera ou excede outro em grandeza, tamanho, intensidade, duração: São Paulo é maior que Belo Horizonte. Que tem mais idade; que é mais velho que outro: aluno maior de 18 anos. Pleno; que está completo; que se apresenta acabado. Etimologia (origem da palavra maior).
Por que razão pode-se dizer «mais pequeno» e não se pode usar «mais grande»? Não se pode dizer mais grande, simplesmente por isto: a Língua Portuguesa não enveredou por aí.
42 curiosidades que você vai gostar
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.
A gente usa mais para palavras ou expressões que indicam quantidade. E maior para dar idéia de intensificação: Preciso de mais dinheiro. Para mais informações, telefone. Governo quer maior participação dos cidadãos.
O que é Maior:
Comparativo irregular de grande. Que excede outro em duração, espaço, intensidade, número ou tamanho. Mais importante.
pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Com 46 letras, é a maior palavra dicionarizada da língua portuguesa. Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas.
1 superiores, melhores, supremos, maiorais, máximos, sumos, mores, soberanos, súperos, supernos.
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, esta é a maior palavra do idioma português.
Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa? Não é fácil dizê-la, seja por seu tamanho – pouco usual no português –, seja por sua pronúncia. Tal palavra, registrada em nossos dicionários, é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. ... Para pronunciá-la são necessárias cerca de 3,5 horas!
Titina, também referida como conectina, é uma proteína elástica muito importante para a contração de tecidos musculares, e é conhecida por ser extremamente longa. Tão grande que o nome do elemento completo é composto por quase 190 mil letras, e considerado uma das maiores palavras de qualquer língua.
Os sinais "maior que" e "menor que" podem ser usados para comparar números e expressões. O sinal "maior que" é >. ... O sinal "menor que" é <.
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Ela é mais conhecida em inglês como titin (tinina ou conectina, proteína elástica muito importante para a contração de tecidos musculares). Mas o nome oficial faz dessa proteína a palavra mais longa na língua inglesa: 189.819 letras! ... A maior palavra dicionarizada ainda é "pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis".
A sequência da titina foi deslindada por Siegfried Labeit e Bernard Kolmsn, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular de Heidelberg, Alemanha, e publicada em "Science" (270, 293), onde também foi comentado por Marcia Barinaga.
Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Falado por mais de 1 bilhão de pessoas, o inglês é, sem dúvidas, a língua mais importante do mundo. Afinal, por ser o idioma nativo dos Estados Unidos, a nação mais poderosa economicamente, ele conseguiu chegar às comunidades mais remotas do nosso planeta.
Lopadotemachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotrimmatosilphioparaomelitokatake-chymenokichlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphe- traganopterygon, um tipo de comida em grego, é a maior palavra de "O Guia dos Curiosos: Língua Portuguesa".
Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
2. Ultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. É uma das maiores palavras da língua portuguesa. Ela designa uma doença causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
O que acontece se jogar óleo no ralo?
Como é feita uma análise de risco?
Quais são os tipos de agregado?
Qual a diferença entre o carbono híbrido sp é sp2?
Qual o refrigerante mais vendido?
Qual é o santo protetor dos bêbados?
Onde passar o perfume para exalar?
Quantas fatias tem uma pizza de 25 cm?
Quantos Watts o Redmi Note 9 suporta?
Porque os pontos não saíram da CNH?
O que acontece quando o TSH está alterado?
O que significa um réu ser absolvido?
Como fazer a forma afirmativa do Simple Past?
Qual médico trata bexiga hiperativa?