Para se diferenciar o substantivo “pelo” (aquele, de animal, de ser humano, enfim!) da contração “pelo” (“per + o”), havia acento no primeiro. Porém, com a reforma ortográfica, esse acento diferencial foi extinto junto com a palavra “pêlo“. Agora, ambas são escritas sem acento.
A forma correta de escrita da palavra é sobrancelha, sem m na primeira sílaba: so-bran-ce-lha. A palavra sombrancelha está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino sobrancelha sempre que quisermos referir o conjunto de pelos de forma arqueada que se localiza por cima dos olhos.
O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.
A forma correta de escrita do nome do filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais é pelo, sem acento circunflexo. ... Na atual reforma ortográfica foi abolido o acento circunflexo utilizado no substantivo pelo, deixando de haver esse acento que diferenciava o substantivo pelo da preposição contraída pelo.
Pelo é o nome dos filamentos longos que temos em algumas regiões do corpo e a maioria dos mamíferos tem na pele. Em alguns casos, toma-se a palavra emprestada para se referir a cerdas: vassoura de pelo, por exemplo. Pelo longo, pelo curto, pelo grosso, pelo fino. Às vezes, a gente nem repara, mas os pelos, embora pequeninos, estão presentes!
Composição química De modo geral, os pelos são filamentos delgados de queratina que se formam pelo processo de queratinização. No qual, possui duas porções: a raiz e a haste. A raiz de um pelo se encontra imersa na derme, já a porção da haste se projeta acima da superfície da pele.
Enquanto substantivo, pelo pode significar um filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais, bem como fios que se soltam dos tecidos, sendo sinônimo de cabelo, pelagem, penugem, fio,… Sou alérgica a pelo de gato. Meu marido tem muitos pelos nas costas. Esse cobertor larga tanto pelo!
Dos quais, temos três tipos principais: Auchene, ziguezague e awl. Em muitos casos, os pelos secundários formam um grande revestimento de pelos que possuem funções específicas dependendo da espécie. As vibrissas, que são encontradas na região facial e são comumente referidas como “bigodes”, são muito longas e duras.
Qual a formação do conhecimento científico?
Como baiacu se defende dos predadores?
Pode usar cipermetrina em cachorro?
O que significa reticências entre colchetes?
Como jogar Cold War Zombies sozinho?
Como o New Deal recuperou a economia dos EUA?
Tem como usar música do Spotify como toque do celular?
Como os judeus se livraram dos romanos?
Quando usar coordenadas polares?
Como Mosca de Chiquititas está hoje?
Quantos centímetros a cortina tem que ficar do chão?