A Lua está sempre com a mesma face virada para a Terra, mas isso não significa que o outro lado seja escuro — então é errado falar "lado escuro da Lua" ao se referir sobre o hemisfério lunar que não conseguimos ver daqui da Terra.
O correto seria chamá-lo de "oculto" ou "distante". Ele nunca é visto da Terra, mas recebe até mais luz solar que a face avistada daqui. Não há nada de sombrio ou misterioso no “lado escuro” da Lua.
O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.
Porque existe uma sincronia entre o tempo que ela leva para dar a volta em si mesma (sua rotação) e o tempo necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra, movimento chamado de translação. Essa perfeita sintonia acaba deixando apenas um de seus lados visíveis para nós.
Este período é bem maior que o período de rotação da Terra que é de 24 horas, desta forma, as fases da lua são as mesmas em todo o planeta simultaneamente. Se observamos a lua cheia durante a noite aqui, ela também estará cheia quando for noite do Japão. O mesmo vale para qualquer fase.
25 curiosidades que você vai gostar
A sua fase depende do quanto da parte iluminada está voltada para a Terra, e isso depende da posição relativa entre Terra, Sol e Lua. Quando toda a face iluminada está voltada para a Terra, pessoas em todos os lugares do planeta vêem a Lua Cheia na mesma noite. O mesmo vale para as outras fases.
A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. ... A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante).
Ele nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto. E é assim que vamos chamá-lo daqui em diante: o lado oculto da Lua.
A Lua possui um núcleo interno sólido e rico em ferro com 240 km de raio e um núcleo externo fluido composto essencialmente por ferro em fusão e com um raio de aproximadamente 300 km.
Translação: movimento da Lua ao redor do Sol.
A Lua apresenta três movimentos principais: Rotação: em torno do seu próprio eixo Revolução: ao redor da Terra Translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.
Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.
Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua. Na lua cheia, a Lua nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.
Estrutura Interna da Lua
Possui núcleo rico em ferro interno sólido, com um raio de 240 quilômetros, núcleo líquido exterior com ferro em raio de aproximados trezentos quilômetros. Em torno da zona central há camada limite fundida de forma parcial em raio de cerca de quinhentos quilômetros.
As manchas escuras da lua são chamadas de "maria".
Isso ocorre porque antigamente astrônomos pensavam que esses pontos eram corpos de água no nosso satélite. Agora, sabe-se que são piscinas de lava que se solidificou para formar basalto, que tem a cor mais escura.
China se destaca em nova descoberta na Lua
O rover lunar robótico encontrou um objeto em forma de cubo 80 metros ao norte da cratera Von Kármán no lado escuro da lua. A descoberta disparou o alarme de especialistas após o trabalho da missão Chang e 4.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
A posição que recebe a luz do Sol vai mudando de lugar e o formato da Lua vai se transformando para os observadores. Assim, podemos dizer que a Lua passa por oito fases.
Lua de sangue (Blood moon)
O nome é uma referência à vista impressionante que ela pode oferecer no céu noturno, geralmente com uma nova coloração avermelhada. Além disso, a Lua de sangue sempre será uma Lua cheia, já que é apenas nessa fase em que um eclipse pode acontecer.
Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra. Então essa sincronia entre rotação e translação faz com que só possamos observar um lado da Lua.
A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste, nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.
Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.
A Lua Crescente é a fase da Lua mais popular para os cortes de cabelo. Isso porque ela acelera o crescimento dos fios e é perfeita para quem deseja dar aquela aparadinha fortalecedora nas madeixas ou para quem está em transição capilar.
A lenda de que o santo mora na Lua pode ter raízes brasileiras: na Umbanda, São Jorge corresponde a Ogum, o santo da guerra. Esse orixá tem energia masculina, o que o faz buscar vibrações femininas na Lua – daí a relação.
Como tirar mancha de produto em piso laminado?
Como os furacões são monitorados?
Como saber se um tecido tem proteção UV?
Como tirar manchas de salsicha de roupa branca?
Qual a diferença entre força e massa?
Como curar intoxicação por produtos de limpeza?
Como são os cachorros Vira-latas?
Como calcular canto arredondado?
Em que consiste Os ácidos graxos?
Qual o ciclo da pimenta de cheiro?
É normal o bebê mexer pouco com 30 semanas?
Como medir distância no AutoCAD 2019?
Como os serviços públicos são mantidos?
Quais as principais enteroparasitoses que acomete o organismo humano?
Como se mede o diâmetro de um círculo?
Qual é a fórmula para calcular a potência de um gerador?