É certo falar mais pior?

Pergunta de Leonor Alexandra Batista Amorim Abreu em 03-10-2025
(25 votos)

À semelhança do que ocorre com a expressão mais bem e o advérbio melhor, a utilização de pior ou mais mal antes de particípios é indiferente, estando as duas formas corretas, quando o advérbio mais modifica o advérbio mal e juntos modificam o verbo no particípio.

É correto dizer mais pior?

Acontece que, no caso do comparativo de superioridade, quatro adjetivos não aceitam o advérbio “mais”. Trata-se dos adjetivos “grande”, “pequeno”, “bom” e “ruim”, com as seguintes formas, respectivamente: “maior”, “menor”, “melhor” e “pior”.


É correta a expressão menos pior?

Embora dita muitas vezes em linguagem coloquial, o uso da expressão menos pior está errado. Pior é a forma irregular do comparativo de superioridade, indicando que algo é “mais mau” ou “mais mal”. Assim, dizer menos pior é equivalente a dizer “menos mais mau” ou “menos mais mal”, sendo uma construção errada.

É errado falar mais melhor?

era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.

É correto falar mais mal?

A gramática normativa recomenda que, antes dessa forma nominal do verbo, deve-se utilizar “mais bem” e “mais mal”.

Os 10 erros mais comuns na Língua Portuguesa [Prof. Noslen]


25 curiosidades que você vai gostar

O que significa mais mal?

Relativamente à expressão fazer mais mal, há uma substantivação de mal, sendo sinônimo de mais danos, estragos, calamidades,… Exemplos: O que faz mais mal à saúde? Cachaça faz mais mal que cerveja.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que não pode falar mais melhor?

Quem nunca teve dúvida na hora de usar melhor ou melhores, pior ou piores? Essa confusão é comum e deve-se ao fato de essas palavras serem formações irregulares dos graus comparativo e superlativo relativo de superioridade tanto dos adjetivos bom e mau _que têm plural_ como dos advérbios bem e mal _que são invariáveis.

É mais bom ou melhor?

Nos casos em que melhor é adjetivo (e também substantivo), tudo fica mais simples. Seu sentido é o de “mais bom”, construção que, como se sabe, nunca deve ser usada: “Este é o melhor restaurante do bairro”, “Que vença o melhor”.



Outras questões

Quando a pessoa sente muito frio o que pode ser?

Quais as principais minas brasileiras de ferro?

Quais são os malefícios da pipoca?

Qual Dinossauro tem a mordida mais forte?

Qual a obra que marcou o início do Romantismo no Brasil?

O que significa ser estudante de filosofia?

O que se comemora no dia 22 de agosto?

Em que ano foi construído o teatro Municipal?

Quais são os pilares da modernidade?

Pode usar argamassa com areia?

Qual é o substantivo de não?

Quais são as praias mais limpas de Maceió?

O que é quadro Normotrófico?

O que significa NanoCell na TV?

O que é pior miopia ou astigmatismo?

Como se fala oi no Estados Unidos?

Quais os elementos que compõem a cultura organizacional?

Quanto vale a cabeça do Sanji?

Qual o melhor site para ganhar dinheiro respondendo pesquisas?

O que faz a lava sair do interior da Terra?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com