É admitida a reconvenção nas Ações Populares?

Pergunta de Gil Renato Andrade em 31-05-2022
(47 votos)

No que cumpre à reconvenção, o STJ já consignou entendimento que ela não é admitida na ação popular, já que o legitimado ativo, o cidadão, não age em defesa de apenas um direito próprio, mas sim em interesse pertencente à toda a coletividade.

Em quais ações cabe reconvenção?

Só se admite a reconvenção, se houver conexão entre ela e a ação principal ou entre ela e o fundamento da defesa (contestação) (art. 315, caput): a) A conexão entre as duas causas (a do autor e a do réu) pode ocorrer por identidade de objeto ou de causa petendi.


Quando se usa a reconvenção?

A reconvenção é um pedido realizado pelo réu de um processo ao apresentar contestação sobre as alegações do autor na petição inicial. Ela é uma forma de possibilitar que o réu faça alegações e pedidos próprios dentro do processo, invertendo a estrutura do processo.

Quando cabe reconvenção novo CPC?

Reconvenção no CPC/215

Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. §1º Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

É cabível reconvenção nas ações dúplices?

Cabe reconvenção de ações dúplices? Nas ações dúplices a procedência do pedido gera a improcedência do pedido para uma das partes. Em regra não cabe reconvenção nesses casos pela falta de interesse de agir, salvo se no pedido reconvencional tiver pretensão distinta.

JSF e as ações populares : "A acção popular que me apetecia mesmo..era esta do Aeroporto"


35 curiosidades que você vai gostar

É possível reconvenção nas ações Possessórias?

Reconvenção Em regra a reconvenção não é admitida na ação possessória, em decorrência de sua natureza dúplice, permitindo que o réu se defenda e ataque ao mesmo tempo na contestação.... A reconvenção é admitida na ação possessória quando a pretensão do réu (de ataque) extrapolar a previsão do art. 556 do CPC .

Quais são as ações dúplices?

Aquela em que autor e réu, simultaneamente, ocupam os polos da relação jurídico-processual. O que qualifica a ação como dúplice é a unidade de pretensões das partes, como ocorre, por exemplo, nas ações possessórias típicas, em que a lide girará em torno da melhor posse.

Quais são os requisitos específicos da reconvenção?

Entre os pressupostos específicos da reconvenção no novo CPC, destaca-se a conexão com o pedido ou causa de pedir da demanda principal ou, ainda, a conexão em face do vínculo entre os argumentos de defesa na contestação, a recomendar o julgamento conjunto das causas.

O que significa reconvenção e quais seus requisitos?

A reconvenção é uma forma de defesa típica do réu, por meio da qual propõe a sua demanda contra o autor nos mesmos autos. De forma mais genérica, trata-se de uma resposta do réu ao pedido inicial, porque contém a defesa apresentada por meio de pedidos do réu contra o autor.



Outras questões

O que é um instrumento Eletrodinâmico?

Quais são os melhores feriados?

Quando ocorreu a última Reforma Trabalhista?

O que o álcool em excesso pode causar?

Como tomar probiótico manipulado?

Quais são os três tipos de leishmaniose?

Como cancelar anuidade do cartão Santander?

O que mais pesa no Enem para Biomedicina?

Qual a quantidade de transportadoras no Brasil?

O que significa folha de papiro?

Como puxar licenciamento 2022?

O que é efeito Pós-antibiótico de um determinado antibiótico?

Tem problema adiantar o horário do antibiótico?

Quantas pessoas a Viih Tube ficou na Farofa?

O que é uma transformação isométrica Isovolumétrica ou isocórica?

O que é RA no histórico escolar?

Como retirar o FGTS em caso de câncer?

O que faz um arquivista?

Como rastrear uma conta do WhatsApp?

O que fazer após baixa do gravame?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com