O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.
Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto. Dó significa também a primeira nota musical da escala natural em modo maior.
Muito dó ou Muita dó ?
A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).
Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.
15 curiosidades que você vai gostar
Significado de Couve
substantivo feminino Verdura de folhas crespas, agrupadas frouxamente, que lembra o repolho; mas suas folhas não formam cabeça.
As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.
...
Masculino é usado para caracterizar substantivos no masculino:sexo masculino;nome masculino;banheiro masculino;calçado masculino.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Significado de Dó
substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo.
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
A energia de ter pena é a dor que você sente quando vê o sofrimento de alguém. Essa energia é receptiva e passiva. Ao ver um cachorro machucado na rua, por exemplo, em vez de cuidar dele, você tem somente dó. Portanto, é a sua dor que lhe incomoda e isso não lhe motiva a um outro estado vibratório.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.
Assim, palavras como corpo, vestuário, ninho e ovos são do gênero masculino embora não digam respeito a homens ou a nada do sexo masculino, enquanto palavras como limpeza, perua, ovelha e alimentação são do gênero feminino para a gramática.
[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).
Bode – cabra.boi – vaca.carneiro – ovelha.cavaleiro – amazona.cavalheiro – dama.cavalo – égua.genro – nora.homem – mulher.
Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.
Resposta: Sofá vem do Árabe SUFFA, “esteira, móvel estofado”. Não há regra definida no Português no que toca aos artigos definidos antes de topônimos. Cada um tem o gênero que lhe cabe, e isso é aprendido ao longo do desenvolvimento cultural.
Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.
Como é feita a faceta nos dentes?
Tem exercícios para melhorar a visão?
Como fazer uma festa simples de bodas de prata?
O que é a Secretaria de Educação?
Como devo tomar o cogumelo do sol?
Como se divide a estrutura de diretório do Linux?
Quantas horas de Minas Gerais Pará Brasília de ônibus?
O que significa a palavra metanálise?
Como se conjuga o verbo mandar?
O que significa multi funções?