A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.
Indica uma recomendação ou obrigatoriedade: 1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório. Exemplo: Deve-se tomar banho todos os dias para se ter uma boa higiene.
Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito (critério lógico).
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
42 curiosidades que você vai gostar
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
Em português, temos a opção de colocarmos os pronomes antes, no meio ou após o verbo. ... Contudo, no caso de se pode, temos mais uma regra: não é aceitável abrir oração com pronome oblíquo. Sendo assim, estão incorretas as versões abaixo: Se pode comer muito bem neste restaurante (forma incorreta).
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
A dúvida é se devemos ou não usar o hífen. Com hífen (=vai-se recuperar), temos a ênclise do verbo auxiliar; sem hifen (=vai se recuperar), temos uma próclise do verbo principal. verbo (=vai-se), como se fosse uma única palavra. É uma pronúncia tipicamente lusitana.
manter-seinfin. de manter.3ª pess. sing. infinitivo flexionado de manter.1ª pess. sing. infinitivo flexionado de manter.
Derivado do verbo ter, o verbo manter deverá ser conjugado como este: eu tenho, eu mantenho; que ele tenha, que ele mantenha; se você tiver, se você mantiver;… Há apenas uma exceção: a acentuação da 2. ª e da 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo: tu tens, tu manténs; ele tem, ele mantém.
Sinônimo de deve tem de, tem que, precisa, necessita, carece. ... tem dívidas, está em débito, está em défice. ... há a possibilidade, há a probabilidade, há a eventualidade, há a intenção. ... agradece. ... dedica-se, devota-se, obriga-se, consagra-se, sacrifica-se, aplica-se, dá-se.
1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
Do futuro do presente do verbo dever. Aquele que tem uma obrigação de fazer algo.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
– Eles se têm esforçado. Se o verbo principal – o último da locução – estiver no infinitivo (terminado em –ar, -er ou -ir) ou no gerúndio (terminado em –ndo), o pronome átono também poderá ser colocado depois dele. Se estiver no particípio (terminado em –ado ou –ido), não se coloca o pronome.
As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar. São pronunciadas de forma diferente e devem ser usadas em situações diferentes. Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Se eu DIZER ou Se eu DISSER? O certo é "se eu DISSER".
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.
pode-se afirmar é possível dizer verifica-se que mais...
“Pôde” e “pode”: ambas são corretas
“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
O que é mais resistente prata ou ouro?
Como inserir linhas em branco na planilha?
Qual a diferença do aço 316 e 316L?
Qual a diferença entre RRT e ART?
Quais são as 5 empresas mais sustentáveis do Brasil?
Qual a fase do projeto de pesquisa que responde a pergunta quando?
Como transmitir jogo do PC para TV?
Qual o sinônimo da palavra idem?
Qual o melhor lado para dormir com asma?
O que significa dizer que um imposto é seletivo?
Como se dá a administração de uma sociedade anônima?
Porque crise de ansiedade da dor de cabeça?
O que é a Palestina na Bíblia?
A palavra por é uma preposição?
Por que as coreanas cobrem as pernas?
O que comer entre o almoço e jantar?