Porém, aqui também temos que ressaltar o trabalho de Yoshinori Noguchi, que escreveu o livro The Mirror Rule (A Lei do Espelho). Ele nos mostra nessa obra, como essa Lei é fundamental para a investigação, do nosso mundo interior.
A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.
A Lei do Espelho determina que nosso inconsciente, impulsionado pela projeção psicológica que realizamos durante esse momento, nos faz pensar que o defeito ou desagrado que percebemos nos outros existe somente “lá fora”, não em nós mesmos. Essa projeção é um mecanismo de defesa.
Algumas culturas acreditavam que os espelhos refletiam uma "natureza interior", ou a alma da pessoa. Esta crença antiga está na origem da lenda segundo a qual vampiros e outros demônios não têm reflexo no espelho - o que aconteceria pelo fato desses seres, mortos-vivos, não terem uma alma.
A lei do espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando ocorre essa situação estamos colocando nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa que é captada por nossos sentidos.
33 curiosidades que você vai gostar
Tudo o que me incomoda no outro, na verdade existe em mim e só me incomoda porque é um reflexo do que há em mim. O outro serve como um espelho para o que não queremos enxergar e assumir em nós mesmos. Pode ser difícil encarar essa verdade; por outro lado, pode ser uma forma de encontrar uma solução.
A síndrome de espelho é uma patologia invulgar na qual o edemamaterno é observado em associação com hidropsia fetal e/ou placentária graves. Esta doença pode ser fatal paraamãe e para o feto. A sua patogênese émal compreendida, e pode ser confundida compré-eclâmpsia,mesmo comcaracterísticas distintivas identificadas.
Em um quarto de dormir, seja de casal ou solteiro, o espelho não pode de forma alguma refletir a cama e quarto como um todo. Um espelho exposto no quarto irá alterar o equilíbrio energético do ambiente e deixar as pessoas com seu sono alterado para pior. Muitas pessoas ficam estressadas, dormem mal, têm insônia, etc.
Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.
O que significa espelho quebrando sozinho? Quebrar um espelho quebrar é algo muito fácil de acontecer e nem sempre tem que significar um mau pressentimento. Os acidentes acontecem e o melhor para evitar que o azar chegue a você de forma imediata é pensar sempre positivo e com otimismo.
O cérebro humano tem a capacidade de simular determinadas ações. De acordo com o neurobiólogo, Giacomo Rizzolatti, tal processo é feito por um grupo de células, denominadas neurônios espelhos, que tendem a refletir a atividade a qual estamos observando.
O que você considera chato em outras pessoas reflete o teu próprio defeito. O mesmo vale para as coisas boas.
Várias lendas e mitos nos ensinam desde a antiguidade que o que vemos nos outros nos revela informações sagradas sobre nós mesmos: é como um espelho. Muitos têm sido os estudos sobre psicologia pessoal que afirmam que o exterior atua como um espelho em nossa mente.
Por isso, colocá-lo ao lado da cama pode ser uma boa, principalmente porque você aproveita os espaços do ambiente. Espelhos maiores (aqueles em que dá para se ver de corpo inteiro) podem ser pregados na parede ou colocados apoiados no chão. Já os menores podem ficar em cima de uma mesinha de cabeceira.
Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.
Passar muito tempo se olhando no espelho provoca ansiedade, aponta estudo. Até os mais bem apessoados não escapam: passar 10 minutos ou mais se admirando no espelho pode provocar sintomas de depressão e ansiedade.
Seja por vaidade ou apenas para dar uma verificada no visual, todos nós damos algumas paradinhas em frente ao espelho diariamente. Mas esse hábito, por vezes tão natural, pode representar mais riscos do que trazer benefícios para nossa saúde mental.
Quem tem transtorno dismórfico corporal vê defeitos onde não existem ou se incomoda demais com certas características na frente do espelho. O escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) costumava se referir à própria aparência de maneira depreciativa.
É comum percebemos nas outras pessoas comportamentos e discursos que não gostamos. Tais questões podem causar um leve incômodo, mal-estar, raiva, enfim, fazem surgir sentimentos não bons dentro de nós. No nosso cotidiano estabelecemos relações e, no contato com o outro, passamos por situações como as citadas acima.
Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Se a sentença foi realmente proferida por Freud, não se sabe.
O que incomoda no outro, normalmente, é o que está mal resolvido em nós mesmos! Precisamos agradecer quando isso ocorre... afinal, sinaliza que algo em nós precisa ser trabalhado ou melhorado!
Todos nós temos as nossas sombras, que decorrem dos registros do inconsciente. Essa lei é a chamada “lei da projeção”. Nós projetamos nas outras pessoas aquilo que temos de positivo em nós, mas também aquilo que temos de negativo.
Em psicologia, projecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s).
Reflexo é um termo usado também quando se quer descrever que uma pessoa se parece com outra, por exemplo: “você é o reflexo do seu avô” ou ainda “em muitos casos, os filhos são o reflexo dos pais”.
Nosso rosto não é simétrico. Por isso, quando olhamos sempre da mesma forma, parecemos no espelho a mesma pessoa. Mas, ao tirar uma foto em um ângulo diferente, podemos parecer uma pessoa diferente. O fato é que nós nos vemos sempre em uma versão espelhada.
O que pode ser considerado vida?
Quanto tempo posso andar com a cnh vencida?
Quanto custa o ingresso do Mini Mundo?
Quais exercícios fazer na areia?
A nota do enem vale por 2 anos?
Quais as contraindicações da radiofrequência?
O que significa bactéria presente na urina?
Qual é o significado do nome Lucas?
Quanto tempo posso guardar a fezes para exame?
Quais as praias mais limpas de Porto Seguro?
Quais são as divisões do bulbo?
Como por em fraçao irredutivel?