Resposta. Resposta: Os neurônios se comunicam entre si por um processo chamado sinapse, em que, processos eletroquímicos são transmitidos de um para o outro. A partir disto, esses processos físicos e químicos desencadeiam respostas musculares e glandulares em todo nosso corpo.
Dessa forma, há dois tipos de sinapses: química e elétrica. A sinapse elétrica é realizada por meio de junções comunicantes. Estas estruturas permitem a comunicação direta entre as células sem a necessidade do intermédio de neurotransmissores.
O sistema nervoso entérico é composto principalmente por células gliais, as células da glia entérica (CGE) e por neurônios entéricos. Estes tipos celulares fa- zem parte de uma complexa rede que controla a motilidade gastrointestinal, se- creção, absorção de nutrientes, o fluxo sanguíneo e processos inflamatórios.
Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.
Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações. O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
O sinal nervoso (impulso), que vem através do axônio da célula pré-sináptica chega em sua extremidade e provoca na fenda a liberação de neurotransmissores depositados em bolsas chamadas de vesículas sinápticas . Este elemento químico se liga quimicamente a receptores específicos no neurônio pós-sináptico, dando continuidade à propagação do sinal.
De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.
Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante.
Como ver a Aurora Boreal na Noruega?
Quais os princípios fundamentais de Laban?
O que os bancos avaliam na análise de crédito?
O que devo saber antes de comprar porcelanato?
O que passar na bijuteria para não dar alergia?
Como fazer um travessão no Google Docs?