Conheça 6 comandos para gerenciar processos do Linux
Um PID (Process Identifier) é um número de identificação que o sistema dá a cada processo. Para cada novo processo, um novo número deve ser atribuído, ou seja, não se pode ter um único PID para dois ou mais processos ao mesmo tempo.
Para ver uma lista dos processos (ou programas) em execução, digite o comando tasklist e tecle Enter. Irá aparecer uma relação contendo o nome dos processos, e na frente o PID de cada um deles.
O linux trabalha com 4 estados de processo.
Os dois comandos mais usados para visualizar processos são top e ps . A diferença entre os dois é que o top é mais usado interativamente e ps é mais usado em scripts, combinado com outros comandos bash e similares.
Então utilize o comando top no seu terminal agora mesmo — basta digitar top no terminal. Além de mostrar o panorama do que acontece no momento, ele fornece informações detalhadas de cada processos, tais como PID, prioridade (PR), status (S) e percentual de recursos usados da CPU.
Aqui estão alguns exemplos úteis sobre como você pode usar o comando “ps”:
Você pode visualizar os processos executando o Gerenciador de Tarefas. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas e selecione Gerenciador de Tarefas. Você também encontrará um botão para iniciá-lo acionando CTRL + ALT + DEL.
No Linux, um processo é uma instância de um software em execução, ou seja, um programa que está sendo usado. Em outros sistemas, os processos também ganham o nome de tarefas ( tasks ).
Este artigo mostrará os principais conceitos relacionados a processos no Linux e as ferramentas usadas para manipulá-los e gerenciá-los. O sistema operacional lida com uma infinidade de processos e, por isso, é necessário ter meios que permitam controlá-los.
Este conceito de hierarquia de processos é importante para você entender o restante. Cada processo no Linux fica à escuta de sinais. Estes sinais são utilizados pelo Kernel, por outros processos ou por usuário para avisar a um determinado processo sobre algum evento em particular.
Se você quiser ver os processos em execução de uma forma dinâmica, como o “Tarefas” do Windows, o Linux tem o comando top: O comando top mostra os processos em execução como o comando ps, mas atualizando a tela. Este recurso é útil para monitorarmos como um ou mais processos agem no sistema.
Tem como Platinar o cabelo com tinta?
Como gerar um boleto do Bradesco?
Como colocar um desenho em escala no AutoCAD?
Como deixar o Kombucha com bastante gás?
Como plotar no AutoCAD no layout?
Como plotar 2 gráficos juntos no r?
O que é chance Dupla casa ou fora?
Como plotar no AutoCAD para PNG?
Como plotar sem fundo AutoCAD?
Como colocar na escala 1 75 no AutoCAD?
Qual a ordem de aplicação dos produtos utilizados na depilação?
Como fazer plotagem de gráfico?
Como plantar uma mangueira no vaso?
Como plantar talo de salsinha?