Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. Se executado sem parâmetros, ele listará o conteúdo do diretório em que você se encontra.
Para abrir o diretório:
C:\>cd - indica o caminho (path) atual. Digite CD acompanhado de dois pontos para voltar ao diretório anterior ao atual. Por exemplo, para sair de hardware e ir para infowester estando dentro deste último, basta digitar: C:\>infowester\hardware>cd..
Para mover ou renomear artefatos (arquivos e/ou diretórios) utilize o comando mv seguido do nome do artefato de origem e posteriormente o destino.
Caso você necessite listar as pastas e ver o tamanho de cada um utilize o parâmetro max-depth no comando du que ele lhe retornará certinho o tamanho de cada pasta do linux. Você pode alterar a listagem de sub-diretórios apenas alterando o valor, no exemplo abaixo ele vai retornar o tamanho das pastas que se encontram no seu diretório atual:
Este artigo é destinado aquelas pessoas que ainda estão iniciando no mundo Linux e que necessitam acessar o Linux para realizar alguma operação com os comandos básicos do linux. Este artigo é destinado aquelas pessoas que ainda estão iniciando no mundo Linux e, eventuamente necessitam acessar o Linux para realizar alguma operação.
Depois de conhecer bem a estrutura de diretórios do Linux, chegou o momento de se aventurar com alguns dos comandos mais utilizados do sistema. A princÃpio, pode parecer bobagem, visto que hoje quase todas as operações podem ser feitas na interface gráfica do sistema e muitas distros fornecem assistentes até mesmo para a confguração de servidores.
Trata-se de um comando também capaz de listar arquivos de diferentes maneiras. O usuário é capaz, com o comando LS, de listar arquivos em ordem alfabética, em forma de listas simples, em colunas, e de diversos outros modos (em blocos, também).